Eletrônica e Informática

15ª. Fivel destaca tendências de alta tecnologia da indústria eletroeletrônica

O Brasil pode sair da letargia dos últimos anos, fazer sua economia engrenar e tornar-se um dos integrantes da elite mundial dos países que prosperam a partir de produtos e serviços com alto valor agregado, baseados em tecnologia? Em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, a 15º edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), que ocorre entre os dias 20 e 22 de agosto, tende a mostrar que sim e que essa mudança pode estar acontecendo agora.

Ela se dá em startups impulsionadas por economia criativa, indústrias que investem pesado em pesquisa e no desenvolvimento de softwares destinados a gerenciar desde as linhas de produção até as mais avançadas relações de trabalho, formação de mão de obra altamente capacitada e oferta de produtos e serviços em um mundo hiperconectado.

Realizada pelo Sindvel – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, com apoio da Fiemg, Sebrae, Prefeitura Municipal e outros órgãos governamentais, a Feira Industrial do Vale da Eletrônica – Fivel é, hoje, a maior feira regional de eletroeletrônicos do Brasil.

5G E INTERNET DAS COISAS – Os destaques da feira em 2019 apontam para as tendências da indústria de alta tecnologia e dão um vislumbre de como o sistema produtivo do país pode se reorganizar, tirando proveito de ferramentas como dados compartilhados em nuvem, realidade aumentada, internet das coisas e a tecnologia 5G, cujo primeiro projeto do gênero no Brasil está sendo desenvolvido no Vale da Eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, o Inatel, um dos expositores da Fivel.

SUSTENTABILIDADE – Em sintonia com um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, a 15ª Fivel traz inovações em produtos para aplicação no campo, indústria e residências de baixo impacto, extraídos de fontes renováveis e com possibilidade de aceleração de sua biodegradabilidade. Há ainda equipamentos e softwares de gerenciamento de energia para máxima eficiência de consumo, também com aplicação industrial e residencial.

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA – Setor que tem ganhado peso nos últimos anos, a segurança patrimonial, de cargas e valores é outro dos destaques. Nos estandes da feira, estarão expostas as tecnologias de rastreamento e logística, alarmes e as tornozeleiras eletrônicas, que abrem novas possibilidades para o sistema prisional brasileiro.

Para o presidente do Sindvel Roberto de Souza Pinto, a sinergia existente no Vale da Eletrônica faz da feira um celeiro de novidades e tendências que influenciam e ajudam a moldar a cadeia econômica e produtiva de alta tecnologia. “Possuímos um Arranjo Produtivo Local reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade dos produtos, modernos processos produtivos, mão de obra especializada e um forte sistema de cooperação, que permite às empresas evoluir em conjunto, e esta evolução é representada através da Fivel, que reúne todas as empresas para apresentar ao mundo sua inteligência competitiva, criatividade e inovação tecnológica”, conclui.

SERVIÇO:
Serviço: 15ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica
Data: 20, 21 e 22 de agosto de 2019
Local: Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” – ETE, localizada à Avenida Sinhá Moreira, nº 350, Centro – Santa Rita do Sapucaí (MG)
Horário: das 14h às 21h
Mais informações: http://sindvel.com.br/fivel-2019/

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados