Serviços

30/11/2018

UFSCar oferece curso de Master in Business Innovation

Estão abertas as inscrições para a formação de novas turmas do curso de especialização Master in Business Innovation (MBI) ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em quatro cidades: Sorocaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. O objetivo do MBI é discutir melhores práticas e estimular uma visão crítica sobre gestão da inovação, capacitando os alunos para liderar projetos como empreendedores e gestores.

Entre as disciplinas estão "Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios", "Liderança e Relação Interpessoal", "Inteligência Competitiva" e "Sustentabilidade e Biomimética", que contemplam também atividades práticas. Foi o caso da imersão em Biomimética e Teoria U que ocorreu de 23 a 25 de novembro, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP), e envolveu 60 estudantes do curso.

A Biomimética é uma abordagem que sugere a natureza como medida: o padrão ecológico torna-se um instrumento usado para avaliar a correção das inovações, considerando-se que, após 3,8 bilhões de anos de evolução da vida, o meio ambiente aprendeu o que funciona, o que é adequado e o que é durável. A metodologia sugere, também, a natureza como mentora, isto é, como uma nova forma de considerar e valorizar a vida, inaugurando uma perspectiva baseada não no que é possível extrair da natureza, mas no que se pode aprender com ela.

Por meio de experiências teórico-práticas em Biomimética, conduzidas pelo professor convidado Ricardo Mastroti, os estudantes puderam vivenciar a biodiversidade da floresta, elucidando os modelos da natureza, uma vez que a abordagem se inspira nos processos naturais para solucionar os problemas humanos - uma célula de energia solar, por exemplo, é inspirada em uma folha.

A imersão contou com o apoio de 14 monitores e instrutores, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar, bolsistas do programa de extensão no qual o MBI está ancorado, bem como docentes da Universidade, entre eles, Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), e André Coimbra Felix Cardoso, do Departamento de Administração (DAdm-So), ambos do Campus Sorocaba.

A atividade incluiu também o chamado "Deep Time Walk", uma caminhada de 4,5 km na Floresta, durante a qual os participantes escutaram áudios, parando a cada evento significativo da história terrestre. Houve, a partir disso, uma reflexão sobre a evolução da vida e uma jornada meditativa e reveladora a respeito da inovação na natureza e sobre como aprender com ela.

Além disso, o professor André Cardoso promoveu a dinâmica "Teatro Social da Presença", parte da imersão em Teoria U, uma abordagem de aprendizagem relacionada à vivência em Biomimética; nela, os participantes são convidados a representar papéis sociais e repensar os padrões de inovação em nossa sociedade.

INSCRIÇÕES:

O prazo para a inscrição no processo seletivo do Master in Business Innovation (MBI) da UFSCar vai até março, mas as vagas são limitadas. Podem se inscrever pessoas com formação universitária que já ocupem ou estejam se preparando para ocupar funções relacionadas à gestão da inovação em empresas, organizações públicas, privadas ou do terceiro setor; ou aquelas que trabalham ou pretendem trabalhar em negócio próprio de base tecnológica.

As aulas são presenciais e ocorrem quinzenalmente. Mais informações sobre o curso - dias das aulas, conteúdo programático, investimento etc. - podem ser consultadas no site www.mbiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail contato@mbiufscar.com ou pelo telefone (11) 98267-7763.

Comente essa notícia