Serviços

15/03/2019

Projeto Pequenas Cientistas do campus Sorocaba da UFSCar recebe inscrições para cursos

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do projeto de extensão Pequenas Cientistas - antes intitulado Meninas com Ciência - realizado pelo Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A formação é conduzida unicamente por cientistas mulheres e voltada a meninas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), de escolas públicas e privadas. O intuito é aproximar as jovens da ciência, promovendo cursos aos finais de semana sobre diferentes linhas de pesquisas e sobre como é a vida de pesquisadoras nas diversas áreas científicas.

De acordo com as organizadoras, "de forma dinâmica, o projeto visa à total construção de conhecimento, quebrando paradigmas não somente de gênero mas também científicos; com isso, aproxima a criança de um universo que pode lhe parecer inalcançável, devido ao machismo que perpetua na nossa sociedade e distancia as meninas do meio científico e tecnológico".

Este ano a programação terá cursos em Paleontologia, Astrobiologia, Neurociência, Patologia Oral e Genética e Biodiversidade que serão realizados durante os sábados do mês de abril, das 8h30 às 17 horas, no Campus Sorocaba da Universidade. As atividades são ministradas por pesquisadoras convidadas - mestrandas, doutorandas, doutoras e professoras - de instituições do estado de São Paulo, entre elas a própria UFSCar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 24 de março pelo formulário online disponível no site

https://meninascomciencias.wixsite.com/edicaosp e na página do Facebook www.facebook.com/pequenascientistas do projeto.

Podem se inscrever meninas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas. São oferecidas 50 vagas, a serem preenchidas por meio de sorteio.

Comente essa notícia