Produtos e Lançamentos

24/06/2016

"Engenharia de energia solar" é novidade da Elsevier


Tanto a origem quanto o desenvolvimento da humanidade se basearam na energia solar. Por meio desta, determinam-se os processos mais básicos de vida na Terra, tais como a fotossíntese e o ciclo de chuvas. Desde o início da história, o homem descobriu os benefícios do uso adequado da energia solar. Apesar disso, somente a partir dos últimos 40 anos, a energia solar vem sendo aproveitada por meio de equipamentos especializados e usada como uma fonte alternativa de energia, principalmente por ser de graça e por não provocar prejuízos ao meio ambiente.

Por conta disso e da importância de pensarmos em fontes alternativas de energia, a Elsevier está colocando no mercado o livro "Engenharia de energia solar", de Soteris Kalogirou, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Ciências dos Materiais e Engenharia da Cyprus University of Technology, Limassol, do Chipre. O autor tem mais de trinta anos de experiência em sistemas de energias renováveis e suas aplicações.

O livro inclui informações atualizadas sobre as áreas de engenharia de energia solar, a partir dos fundamentos do mais alto nível de pesquisa moderna. Trata também de temas como: coletores solares, aquecimento solar de água, aquecimento ambiental e refrigeração solar, calor aplicado ao processo industrial, dessalinização solar, tecnologia fotovoltaica, sistemas de energia solar térmica, modelagem de sistemas de energia solar e ainda um capítulo sobre sistemas de energia eólica.


O motivo principal da elaboração deste livro surgiu após uma série de publicações na revista Progress in Energy and Combustion Science. O propósito desta obra é auxiliar estudantes de graduação, de pós-graduação e engenheiros no conhecimento sobre os princípios e aplicações dos sistemas básicos de energia solar e seus processos. O livro pode ser usado tanto nos primeiros semestres quanto ao final do curso de Engenharia, explorando os sistemas solares térmicos.

www. elsevier.com.br

Comente essa notícia