Serviços

14/06/2017

FEIMAFE 2017: Instituições de ensino e pesquisa terão participação marcante

Renomadas instituições que se dedicam à pesquisa e ao ensino do conhecimento em tecnologia avançada para a indústria terão participação especial na Feimafe 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. O Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, Somai Tecnologia e Educação, e Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.), que faz a curadoria, darão o suporte acadêmico à Arena da Robótica e Automação Industrial, que acontece entre os dias 20 e 24 de junho no Expo Center Norte. A Feimafe é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Ocupando uma área de 800 m², a Arena da Robótica é um espaço de experimentação e qualificação profissional que vai expor os diversos aspectos que envolvem a robótica e automação, como suas aplicações na educação e, sobretudo, na indústria, incluindo o conceito 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

O I.A.R. levará à Arena dois robôs e seis aplicações para operações industriais com movimentos sofisticados em soldagem e colagem. Em conjunto com o Instituto de Robótica estão as empresas Kuka Roboter e ABB, que estarão numa unidade móvel de treinamento como parte da atividade da Arena. Segundo Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R. também será lançado na Feira os cursos de pós-graduação lato senso em Engenharia Robótica e em Indústria 4.0.

A participação do Instituto Mauá de Tecnologia se dará com a apresentação, na prática, do conceito e vantagens da Manufatura Digital, virtualização, simulação e comissionamento de células de manufatura equipadas com robôs industriais. Na aplicação apresentada terá destaque um robô TP80 da Stäubli (considerado o mais rápido da atualidade) que movimentará peças em uma operação pick and place. Além deste, sertão apresentados outros robôs industriais equipados com diferentes ferramentas como esteira transportadora, alimentadores, sensores e sistema de visão.

A FEI apresentará o robô Judith, criado por uma equipe de alunos com a coordenação do professor Plínio Aquino do departamento de Ciência da Computação. Judith foi projetada para dar suporte a pessoas com baixa mobilidade em residências. Para a Feimafe, o robô foi adaptado para desempenhar atividades no ambiente industrial de maneira autônoma, sem influência de humanos na tomada de decisão e execução de tarefas.

Dentro de sua proposta didática, a Somai mostrará quatro projetos e o robô humanoide NAO. O primeiro projeto é o GBC (Great Ball Contraptions), uma sequência de módulos que transportam pequenas bolas, dentro de um circuito fechado. O segundo, Integração de Sistemas - Seleção e Paletização, é uma simulação de uma aplicação comum na indústria, utilizando um braço robótico, em conjunto com duas esteiras seletoras. O terceiro projeto é a Produção Flexível, uma fábrica de peões que produz peças de forma personalizada, à escolha do cliente. E finalmente, o Bicicletário automatizado, um projeto em escala que permite visualizar o funcionamento do sistema de organização de forma completa.

Além das instituições de ensino, a Arena da Robótica e Automação Industrial terá a participação das empresas Festo, Fanuc, Yaskawa Motoman e Comau do Brasil.

SERVIÇO:

16ª Feimafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: de 20 a 24 de junho de 2017
Horários: 3ª a 6ª feira das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP)
www.feimafe.com.br

Comente essa notícia