Notícias

Metal Mecânica

10/10/2013 - padrao

Sandvik Coromant apresenta novo conceito para corte e canais profundos

A Sandvik Coromant lançou no último dia 1° de outubro um novo conceito para corte e canais profundos e longos balanços. Tal conceito está substanciado no CoroCut QD,  indicado principalmente para produção em massa em máquinas com alimentação por barra, na qual existe uma busca contínua de ferramentas eficientes, com baixos custos e que aumentem a capacidade produtiva. A empresa também busca garantir a segurança do processo através de uma ferramenta com vida útil previsível, bem como assegurar a qualidade e a repetibilidade das peças, em particular nas operações de cortes.

A empresa introduziu uma gama de soluções que abrange lâminas para corte SL, adaptadores, suportes, ferramentas para peças pequenas (swiss tools) e uma nova geração de pastilhas para cortes e canais que atende a essa demanda. O CoroCut QD compõe a oferta da familia CoroCut e Q-Cut e amplia as opções para esses processos com uma série de ferramentas flexíveis.

O foco do desenvolvimento desse novo conceito e o principal diferencial foram por exemplo o novo material da ferramenta e o desenho das ferramentas para um processo altamente estável. A fixação da ferramenta se dá através de um mecanismo inteligente e ao mesmo tempo simples e fácil de usar. O tip seat da ferramenta possui 20 graus de inclinação e uma trava para suportar altas forças de corte. Pastilhas com 2 milímetros ou mais de largura apresentam interface com trilho para aumentar a estabilidade.

No desenvolvimento do CoroCut QD, a atenção voltou-se para a criação de uma nova e atualizada geometria de corte que, ao cortar uma peça, propiciasse forças de corte reduzidas e remoção de material eficiente. A pastilha deveria ser o mais estreita possível com uma geometria que gerasse cavacos mais estreitos que o canal a fim de proporcionar uma operação de corte com bom controle de cavacos e bom acabamento superficial. Junto com o conceito do CoroCut QD estão pastilhas com cinco geometrias para cortes e uma geometria para torneamento, além da opção tailor made (sob medida) para retificação, em uma ampla faixa de larguras e tipos de materiais.

A cobertura de PVD na pastilha tem melhor adesão, o que melhora a qualidade da aresta de corte e garante tolerâncias ER estreitas.

Comente essa notícia