Notícias

Metal Mecânica

02/06/2017 - IPESI INFORMA

Atividade industrial cai em abril, diz CNI

As horas trabalhadas na indústria caíram 1,3% em abril na comparação com março, na série livre de influências sazonais. Além disso, o setor teve queda de 0,5 ponto percentual na utilização da capacidade instalada e operou, em média, com 76,7% da capacidade instalada em abril. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O faturamento industrial reduziu 3,1% em abril, descontados os efeitos sazonais. Segundo o levantamento, a queda, que reverte o crescimento ocorrido em março, leva o índice para o menor valor do ano na série dessazonalizada.

Já o emprego caiu 0,6% e a massa salarial reduziu 0,4% em abril, também na série livre de influências sazonais. Somente o rendimento do trabalhador teve alta, pelo segundo mês consecutivo. O indicador, que cresceu 0,5% entre março e abril, foi influenciado pelo recuo acentuado da inflação nos últimos meses.

Todos os indicadores do primeiro quadrimestre registraram queda na comparação com o mesmo período de 2016. O faturamento ficou 7,8% menor e as horas trabalhadas 4% abaixo do registrado no primeiro quadrimestre de 2016.Já a utilização média da capacidade instalada foi 0,7 ponto percentual menor nos primeiros quatro meses deste ano do que em igual período de 2016.

O emprego teve queda de 4,3% na comparação. Já massa salarial real acumulada no primeiro quadrimestre de 2017 é 4,8% inferior e o rendimento médio está 0,5% abaixo à registrada nos primeiros quatro meses de 2016.

Comente essa notícia