Notícias

Eletrônica e Informática

07/06/2017 - IPESI INFORMA

FIEE terá ponto de descarte correto de lixo eletrônico

A FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, de forma inédita, terá ponto de coleta para descarte de lixo eletrônico. A iniciativa é realizada em parceria com a Green Eletron - Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Segundo dados do Programa para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), este ano, no mundo, a quantidade de lixo eletrônico descartado deve chegar a 50 milhões de toneladas. Os dados também revelam que o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. Ao todo, foram registrados 1,4 milhão de toneladas/ano.

"A indústria deste setor é uma das que mais cresce atualmente. Aliado à grande produção e consumo, o lixo eletrônico virou um desafio no mundo inteiro pela dificuldade de se fazer a logística reversa e reciclagem destes materiais, cuja vida útil é cada vez mais curta. E, se não for descartado de maneira correta, em locais adequados, pode se tornar um grande problema ambiental. A proposta do espaço Green Eletron na FIEE vem ao encontro dessa necessidade, permitindo aos visitantes conhecer melhor o projeto, vislumbrando possibilidades de implantação em outros locais", explica o diretor da FIEE, Igor Tavares.

Durante a FIEE serão disponibilizados dois coletores personalizados da campanha da Green Eletron, onde poderão ser descartados materiais como: gabinetes de CPUs, notebooks, impressoras, tablets, monitores, celulares, teclados, mouses e acessórios.

O Green Eletron é um projeto piloto criado em 2016 por 11 fabricantes de produtos eletroeletrônicos com atuação no Brasil. A iniciativa surgiu em resposta à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas estruturadas para a coleta e tratamento adequado dos resíduos. O objetivo principal é auxiliar as empresas no atendimento a lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), com um sistema coletivo para operacionalizar a Logística Reversa.

A FIEE conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), IPD Eletron e Green Eletron - Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.

SERVIÇO:

FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação
Data: 25 a 28 de julho de 2017
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Água Funda - São Paulo (SP)
Mais informações: www.fiee.com.br

Comente essa notícia