Notícias

Eletrônica e Informática

13/06/2017 - IPESI INFORMA

80% dos brasileiros consideram cara a conta de luz

Nada menos que 80% dos cidadãos consideram cara a conta de eletricidade. É o que indica pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e realizada pelo Ibope. A entidade, que defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores, acaba de entregar às autoridades a pesquisa exclusiva, que revela a enorme insatisfação do brasileiro com as altas tarifas de energia elétrica.

Segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros querem ter o direito de escolher seu fornecedor de energia elétrica, como hoje ocorre na área de Telecomunicações, pois boa parte deles considera que a medida seria uma maneira eficaz para estimular a concorrência no setor e baixar as tarifas. "Já existem projetos de lei no Congresso Nacional que prevêem a portabilidade da conta de luz", explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. "A liberdade de escolha do consumidor já é uma realidade nas economias desenvolvidas e é de fácil implantação no Brasil", complementa.

São dois os projetos de lei no Congresso Nacional. O primeiro é o PL 1917/2015 que dispo~e sobre a portabilidade da conta de luz, as concesso~es de gerac¸a~o de energia ele´trica e a comercializac¸a~o de energia ele´trica, de autoria dos deputados federais Marcelo Squassoni e Antonio Carlos Mendes Thame.

O outro é o PLS 232/2016 que dispo~e sobre o modelo comercial do setor ele´trico, a portabilidade da conta de luz e as concesso~es de gerac¸a~o de energia ele´trica, do senador Cássio Cunha Lima. O PL 1917 de 2015 aguarda relatório do deputado Fábio Garcia (PSB/MT) na Comissão de Minas e Energia. O PLS 232/2016 aguarda relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) na Comissão de Assuntos Econômicos.

A pesquisa do Ibope mostra também que os cidadãos já reduzem o consumo de energia elétrica em suas residências, de maneira a evitar contas de luz mais caras. Não à toa, 78% dos brasileiros são favoráveis a campanhas sobre eficiência energética.

O levantamento do Ibope foi realizado durante o período de 18 a 22 de maio de 2017, com 2002 pessoas localizadas em 142 diferentes municípios em todo o Brasil. O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Comente essa notícia