Notícias

Metal Mecânica

11/08/2017 - IPESI INFORMA

Linha de brocas Drill Rush proporciona alta produtividade e baixos custos do processo




Na indústria metal mecânica, há várias formas de se obter furos, como punções, remoção química, feixes de energia, eletroerosão entre outros, mas nenhuma delas é tão comum como as brocas helicoidais. Em geral as aplicações de furação representam de 20 a 25% nos processos de usinagem, estando presente na maioria dos produtos usinados.

Entretanto, assim como em qualquer outra operação de corte, necessidades de alta produtividade, baixo custo, qualidade dimensional e de superfície tornaram-se essenciais para a sobrevivência da indústria em um cenário mundial tão competitivo como o atual.

Para responder a esse mercado extremamente competitivo, a TaeguTec apresenta completa linha de brocas com pontas intercambiáveis, denominada Drill Rush. Destinada a operações de furação em uma ampla gama de materiais como os aços, aços inoxidáveis, ligas resistentes a altas temperaturas, ferros fundidos e alumínio, a linha conta com diâmetros de ponta entre 6 mm e 25,9 mm, com incrementos de 0,1 mm. Os corpos das brocas possuem a capacidade de furação de 1,5, 3, 5, 8 e 12 vezes o diâmetro de ponta, considerando as brocas standard no programa de estoque.

Testes de campo efetuados por especialistas mostram que uma operação com a broca Drill Rush, com estabilidade no processo envolvendo máquina, fixação, parâmetros de corte e materiais, é possível assegurar tolerâncias IT 8-10.

Geometrias e classes exclusivas indicadas para os determinados grupos de materiais garantem alto rendimento, fazendo com que se tenha as expectativas atingidas nos processos de furação.

CARACTERÍSTICAS - Com ponta de metal duro e corpo de aço, reduzem os riscos de quebras, como as que geralmente acontecem com as brocas de metal duro, ocasionadas por folgas e desvios comumente encontrados em máquinas operatrizes. Brocas inteiriças de metal duro não toleram os mínimos desvios, suportados normalmente pelos corpos de aço, sem que haja problemas de quebra.

Rendimentos excepcionais com as pontas de metal duro podem ser obtidos trabalhando com as classes, geometrias, parâmetros de corte, refrigeração e rigidez adequadas.

Para as aplicações com necessidade de melhor qualidade dimensional e de superfície, recomenda-se trabalhar com pontas dupla-guia. Os benefícios ao utilizá-las estão na alta qualidade do furo em relação à cilindricidade e retilineidade, usinagem do furo com tolerância fechada e excelente rugosidade, estabilidade na produção e furação mais precisa.

Outro destaque da família Drill Rush é ponta com topo reto, gerando um fundo reto, necessário em vários produtos usinados. Traz como benefícios a alta resistência ao desgaste, ao lascamento e vida prolongada, sem contar a redução de tempo, excelente controle de cavacos, e geometria compatível com os corpos atuais da Drill Rush, podendo ser utilizados com os mesmos parâmetros de corte das pontas intercambiáveis com ângulo.

Comente essa notícia