Notícias

Eletrônica e Informática

06/10/2017 - IPESI INFORMA

Infineon vai desenvolver soluções avançadas de controle por voz



Carros, casas, plantas fabris e dispositivos de consumo estão rapidamente se tornando conectados. Em três anos, 30 bilhões de dispositivos farão parte da Internet das Coisas (IoT). Hoje a interação entre humanos e máquinas é feita, na maior parte das vezes, por meio do toque. O próximo passo da evolução da IoT levará à presença generalizada do controle por voz.

A Infineon Technologies AG deseja desenvolver amplamente essas capacidades para dar forma a esse segmento de mercado. Assim, complementando outras parcerias, a companhia fez um investimento estratégico minoritário na Xmos Limited, uma empresa fabless de semicondutores baseada em Bristol, no Reino Unido, e que fornece processadores de voz para dispositivos IoT. A Infineon lidera recente rodada de financiamento Series-E, de US$ 15 milhões.

"Por meio desse investimento, a Infineon vai explorar mais o alto potencial de controle por voz e está bem posicionada para atender no futuro aplicações como de autenticação de voz ou 'contextual awareness'", afirma Andreas Urschitz, presidente da Divisão Power Management & Multimarket (PMM) Division, da Infineon. "Contextual awareness" é uma expressão que se refere à capacidade de um sistema ou componente de reunir informações sobre o ambiente em qualquer momento e adaptar seu comportamento de forma adequada.

O mercado de dispositivos de consumo com interface homem-máquina (IHM) controlado por voz, como de assistentes digitais domésticos, tem crescimento estimado a taxas anuais compostas de 46% nos próximos anos, segundo relatório da IHS, publicado em maio passado.

"Esse é próximo passo lógico, já que identificamos a IHM como uma área de crescimento estratégico", afirma Mark Lippett, CEO da Xmos, que  aponta sinergias entre as empresas. "A Infineon e a Xmos compartilham uma empolgante visão da próxima geração de experiências de usuário e as melhores tecnologias em áreas complementares. Parcerias como as nossas serão a chave para a concretização da acessibilidade universal às soluções de IoT", acrescenta.

Hoje os controladores de voz, usados em sistemas de reconhecimento de voz, têm dificuldades para diferenciar a voz de uma pessoa numa sala da voz de fontes sintetizadas, como rádio e TV. Eles frequentemente identificam a voz de interesse com base naquela de volume mais alto. No início de 2017, a Infineon e a Xmos demonstraram uma solução aprimorada para solucionar esses problemas, usando microfones inteligente capazes de detectar a voz humana e reconhecimento de gestos. A solução destacou a combinação de radar e microfone com sensores de silício para detectar a posição e a distância de quem fala da Infineon, com a tecnologia de voz em local mais distante para capturar a fala da Xmos.

Comente essa notícia