Notícias

Metal Mecânica

11/10/2017 - IPESI INFORMA

Mercedes-Benz anuncia investimentos de R$ 2,4 bilhões no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil irá investir R$ 2,4 bilhões no Brasil no período de cinco anos, entre 2018 e 2022. Este valor será destinado à continuidade da modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), seguindo o conceito de Indústria 4.0 e tornando as plantas brasileiras mais competitivas e referência em todo mundo. Nesse montante, está também a melhoria contínua dos veículos comerciais da marca e o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade.

"Este novo aporte tem como principal objetivo preparar a empresa para atender às demandas futuras dos clientes, garantindo rentabilidade aos seus negócios, seja por meio de produtos atualizados à realidade do transporte, de fábricas totalmente modernizadas e mais competitivas, como também através de novas tecnologias de serviços e de conectividade de última geração", afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

"Atualmente, está sendo aplicado um investimento de R$ 730 milhões até 2018 com foco na modernização das duas fábricas, sendo R$ 500 milhões em São Bernardo do Campo e R$ 230 na planta de Juiz de Fora (MG). Antes de concluir esse ciclo atual, a Mercedes-Benz se antecipa e já anuncia esse novo aporte, como forma de acompanhar as tendências do transporte e as solicitações dos clientes nos próximos anos", completa Schiemer.

Adicionalmente, mais R$ 70 milhões estão sendo investidos na construção do Campo de Provas de caminhões e ônibus na cidade de Iracemápolis (SP), que será inaugurado no 1º semestre de 2018 e será o maior e mais completo do Hemisfério Sul.

"Com esses novos investimentos, a empresa se prepara para a esperada recuperação do mercado brasileiro que, apesar de ainda lenta e dos baixos volumes de vendas, tem forte potencial futuro para os negócios de veículos comerciais. Acreditamos também na evolução do mercado externo, que tem realizado renovação e ampliação de frota com produtos Mercedes-Benz fabricados no Brasil", conclui Schiemer.

DESEMPENHO - A Mercedes-Benz estima que as vendas de caminhões deverão crescer aproximadamente 20% no mercado brasileiro em 2018. "Juntamente com o transporte graneleiro, canavieiro e demais atividades do agronegócio, outros setores começam a dar sinais de retomada, como a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigorificados, que demandam muito caminhão", avalia Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "O nível de consulta por parte dos clientes vem aumentando de forma consistente, o que confirma essa tendência".

Para Philipp Schiemer, a economia brasileira também ajuda, na medida em que sinaliza uma retomada do crescimento. "Fatores como inflação sob controle e juros mais baixos, por exemplo, devem motivar as empresas a renovar ou ampliar suas frotas", diz.

A empresa foi líder nas vendas de caminhões no Brasil no ano passado e permanece na frente também neste ano. No acumulado de janeiro a setembro de 2017, a marca manteve a liderança com quase 30% de participação de mercado e 9.343 caminhões emplacados.

Em setembro, a empresa ficou entre as principais que mais venderam caminhões extrapesados no Brasil. Com o emplacamento de 439 unidades, alcançou participação de 23%. Foram emplacados 295 caminhões extrapesados rodoviários da marca e no segmento fora de estrada, foram emplacadas 144 unidades, alcançando quase 50% de participação.

Nas exportações, o desempenho da marca no acumulado de janeiro a setembro de 2017 avançou em 26% sobre o mesmo período do ano passado, com 11.157 caminhões e ônibus exportados. Foram enviados 6.428 caminhões, com crescimento de 43% em relação a 2016, e 4.729 chassis de ônibus, 8,5% a mais em comparação com o ano passado.

Comente essa notícia