Notícias

Eletrônica e Informática

27/10/2017 - IPESI INFORMA

Competitividade do etanol melhora e novo cenário anima produtores

Com o preço do etanol atualmente mais competitivo do que o da gasolina, as vendas do derivado de cana aumentaram e as usinas estão destinando mais cana-de-açúcar para a produção de álcool.

Os dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) indicam que as vendas mensais de etanol feitas pelas usinas do centro-sul somaram 2,4 bilhões de litros em agosto e setembro. Esse montante é bem superior aos 2,1 bilhões de litros de junho e julho. Melhor ainda: em outubro, as vendas continuam crescendo.

Para atender a demanda crescente de etanol, as usinas destinaram, na primeira quinzena deste mês, apenas 43,6% da cana para a produção de açúcar, abaixo dos 49,6% de um ano atrás. A maior parte da cana colhida foi para a produção do etanol, que utilizou 56,2% da matéria-prima processada pelas usinas da região.

No entanto, apesar dessa recuperação das vendas de álcool nos últimos meses, o volume deste ano ainda é inferior ao do ano passado. Segundo a Única, as vendas acumuladas de abril até a primeira quinzena de outubro deste ano somaram 13,9 bilhões de litros. Em igual período do ano passado, o volume já havia sido de 15,2 bilhões.

Comente essa notícia