Notícias

Metal Mecânica

31/10/2017 - IPESI INFORMA

Governo do Ceará fará parcerias para operação de linhas metroviárias

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, subordinada ao governo do Ceará, irá montar duas Parcerias Público-Privadas (PPP) para a operação das linhas de transporte de passageiros sobre trilhos. O primeiro edital (PPP-1) terá como objeto a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o Ramal Parangaba-Mucuripe - operado por Veículo Leve sobre Trilho (VLT) - e o segundo (PPP-2) incluirá a Linha Oeste e a Linha Leste do metrô.

Os editais para as concorrências serão antecedidos por Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI). No momento, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, em articulação com outros órgãos estaduais, finaliza tratativas para o lançamento do PMI da PPP-1. Antes do lançamento do edital, será realizada audiência pública sobre o assunto.

A Linha Sul possui 24,1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana, incluindo Fortaleza, capital do Ceará. A Linha Oeste possui 19,5 km de extensão, 10 estações e interliga Fortaleza à cidade de Caucaia, também na Região Metropolitana.

Já o Ramal Parangaba-Mucuripe, do VLT, encontra-se em fase de implantação. No total, este ramal terá 13,4 km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, desde o mês de julho, transportando passageiros gratuitamente.

Outra linha do metrô em implantação é a Leste, que terá 13,2 km de extensão, com 12 estações, interligando o centro de Fortaleza às áreas da cidade com maior concentração de atividades econômicas.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é um chamamento oficial destinado às empresas interessadas na Parceria Público Privada do Metrô de Fortaleza. Através do PMI, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos realizará uma série de estudos técnicos e levantamento de dados sobre o mercado global de transporte de passageiros sobre trilhos.

Assim, as conclusões do PMI servirão de base para a construção dos critérios, normas e diretrizes da PPP, garantindo que a concorrência pública esteja dentro dos mais amplos interesses do atendimento ao público do transporte metroviário de passageiros.

Comente essa notícia