Notícias

Metal Mecânica

01/11/2017 - IPESI INFORMA

Abimaq e entidades de SC montam cluster nacional para a indústria 4.0

A fim de permitir que a indústria seja mais competitiva, melhore seu desempenho e possibilite a geração de novas receitas com serviços associados aos seus produtos, o Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV) e a Vertical de Manufatura da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) apresentaram o Cluster Nacional para a indústria 4.0.

A iniciativa surge para acelerar o processo de adoção na indústria nacional dos conceitos e benefícios da 4.a Revolução Industrial, que permitirá a indústria ser mais competitiva. Ela foi formalizada durante evento em Joinville (SC), com a assinatura do acordo de cooperação entre a Abimaq e a Acate, representados pelo presidente do Conselho de Administração da Abimaq, João Marchesan, o presidente executivo da entidade, José Velloso, e o diretor da Vertical de Manufatura da Acate, Tulio Vinicius Duarte Christofoletti.

"A Abimaq entende que as indústrias precisam de informações sobre como aplicar as tecnologias digitais da indústria 4.0. Existe também uma dificuldade sobre quais empresas podem fornecer tais soluções no mercado. Por este motivo, a união das entidades e a criação do cluster são vistos como primordiais", afirmou Bruno Gellert, coordenador do GT-MAV e também assinante do acordo.

A cada 15 dias, membros da Acate e da Abimaq vão se reunir para dar forma e definir as regras para o sistema. Uma das prioridades das associações é buscar a adesão de novas entidades à iniciativa, para que ela tenha representação em todos os estados.

Comente essa notícia