Notícias

Eletrônica e Informática

14/11/2017 - IPESI INFORMA

Empresa apresenta serviço para descobrir se senhas usadas em logins vazaram na internet

A Axur, empresa brasileira especializada em monitoramento de riscos digitais, lança o hotsite MinhaSenha.com, serviço que permite que as pessoas descubram se suas senhas, que geralmente usam em logins ou e-mails para e-commerce, portais e apps, vazaram na internet.

O problema de divulgação de dados confidenciais na web é uma das maiores ameaças recentes no ambiente digital. No último ano, mais de 2 bilhões de senhas foram vazadas na internet, sendo pelo menos 5% delas de consumidores brasileiros, segundo dados de levantamentos da Axur. Isso não só causa transtornos a quem teve dados expostos, mas também gera prejuízos morais e financeiros para muitas empresas que operam online.

No hotsite, o usuário pode testar seus e-mails pessoais para descobrir se teve alguma senha divulgada na internet atrelada àquele endereço eletrônico. Em caso positivo, ele receberá a senha por e-mail e poderá alterá-la em todos os sistemas em que ela é usada. Dessa forma, o internauta evita que criminosos roubem dados pessoais ou façam compras em seu nome em plataformas de comércio eletrônico, por exemplo.

Além dos e-mails pessoais, o usuário também pode verificar se o endereço corporativo também foi vazado. Caso as senhas de trabalho também estejam comprometidas, o sistema informará se existem outros e-mails e senhas vazados da mesma empresa, assim a área de segurança ou TI poderá tomar as devidas providências.

Através da ferramenta, a empresa mostra o perigo dos riscos digitais não só para os usuários, mas também para as organizações que lidam diretamente com o público e estão interessadas em proteger os dados de seus clientes e suas próprias informações confidenciais. O foco do site é ajudar organizações que desejam utilizar os canais digitais como parte de sua estratégia.

A ferramenta MinhaSenha.com é gratuita e já está disponível no www.minhasenha.com .

Comente essa notícia