Notícias

Metal Mecânica

19/12/2017 - IPESI INFORMA

Ligada à Trumpf, Fundação Berthold Leibinger apoia pesquisa, cultura e instituições sociais

Ligada ao Grupo Trumpf, a Fundação Berthold Leibinger doou 100 mil euros a quatro instituições sociais localizadas nas cidades de Sttugart e Bietigheim-Bissingen, na Alemanha. O dinheiro será utilizado na ajuda a pessoas em situações críticas de necessidade, abrigo a jovens e adultos com dificuldades sociais, apoio a filhos de pais viciados e também na assessoria das dívidas da igreja protestante de Stuttgart.

Desta forma, Berthold Leibinger, ex-presidente do Grupo Trumpf e pai da atual presidente, Nicola Leibinger-Kammüller, enfatiza seu compromisso com aqueles que vivem em situações-limite na sociedade.

No âmbito da ciência, a Fundação se concentra no desenvolvimento de aplicações para tecnologia laser. O prêmio de inovação Berthold Leibinger é reconhecido internacionalmente desde 2000. Foi complementado, em 2006, com o Berthold Leibinger Zukunftspreis (prêmio futuro) para pesquisa. Ambos os prêmios ganharam importância internacional, atraindo ao júri a participação de Prêmio Nobel de Inovação em 2002, Stefan Hell. Desde 2011, a Fundação Berthold Leibinger concedeu uma cadeira em Universidade de Stuttgart, mantida por Reinhold Bauer, para apoiar pesquisas sobre a interação entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura.

No setor cultural, a fundação apoia principalmente a música e literatura. Exemplos: Fundação Internationale Bachakademie, que promove concertos internacionais dedicados a Johann Sebastian Bach, o Internationale Hugo Wolf Akademie, uma associação sem fins lucrativos com sede em Stuttgart, o Musik Podium Stuttgart, um coral da cidade bem como o Festival Podium.

Em 2014, a Fundação iniciou o Comicbuchpreis, criando, assim, um espaço para esta arte comic na Alemanha. Além disso, promove a aquisição de propriedades literárias através da Deutsche Literaturarchiv Marbach (Arquivo de Literatura Alemã), conjuntos de teatro como Lokstoff!, ou a Akademie für gesprochenes Wort (Academia da Palavra Falada) em Stuttgart.

A Fundação promove, ainda, a restauração de pequenas paróquias e, no campo social, se concentra em oportunidades que são geralmente menos atraentes quando se trata de arrecadação de fundos públicos. Exemplos são um lar temporário para desempregados e desabrigados, pessoas que recentemente foram libertadas da prisão, um espaço para reabilitação de jovens e adultos após hospitalização psiquiátrica.

A Fundação Berthold Leibinger desenvolveu-se movendo a área de ciências, cultura, igreja e compromisso social. Nos 25 anos, a Fundação, formada em 1992 por Berthold Leibinger, através de meios privados, promoveu projetos com mais de ? 16,3 milhões. Os ativos da Fundação totalizam ? 16,6 milhões. Possui uma participação de 5% do Grupo Trumpf, que permite a maioria de suas atividades.

Comente essa notícia