Notícias

Metal Mecânica

11/04/2018 - IPESI INFORMA

Conceito da Indústria 4.0 precisa chegar às PMEs, defende Schneider na Mecânica Manufacturing Experience

O conceito da Indústria 4.0 (ou manufatura avançada) precisa chegar às pequenas e médias empresas brasileiras para que possam ter sucesso em acompanhar esse processo de evolução que atinge o mundo todo. A opinião é do vice-presidente da Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, que será um dos palestrantes durante o Encontro de Líderes da Indústria, que acontece entre os dias 24 e 27 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a Mecânica Manufacturing Experience.

"A Schneider fala há 50 anos sobre automação. Sempre estivemos atentos ao que ocorre no mundo e buscamos nos atualizar", lembra o executivo. Cristiano defende a "democratização" dessa evolução. "No Brasil, assim como nos demais países, uma parte considerável da produção industrial está concentrada nas médias e pequenas indústrias, sendo que em vários seguimentos é a maior parte. Então, não podemos pensar em Indústria 4.0 sem incluí-las nesse processo", garante.

Para Cristiano, é preciso ter um plano de digitalização - olhando para dentro, "para o chão de fábrica", antes de pensar na internet, nas conexões com o restante do mercado. "A digitalização, com a interconexão dos processos e equipamentos internos, é o primeiro passo".

Por esse motivo que o executivo garante que é possível o engajamento de todos nestas mudanças. "Se olharmos o conceito como um todo ele pode demandar um grande investimento inicial, mas se houver um planejamento bem definido, a implantação poderá ser feita em etapas", garante.

Para Cristiano, todo o processo se resume em sustentabilidade, conexão com o mundo digital e planejamento com cyber segurança. "Inovar não é só colocar um produto no mercado, mas também é a maneira como se faz gestão, a maneira que se controla. Utilizar um recurso e tecnologia de uma maneira diferente é algo inovador dentro da indústria", afirma. Para ele, a gestão de pessoas também tem que ser incluída nessa discussão. "O tema é válido porque é extremamente relevante preparar a população que trabalha dentro das fábricas ou que está conectada à indústria de modo geral, para que saiba lidar com a inovação. A inovação é necessária em nosso dia a dia, seja em termos de tecnologia ou de fazer novos negócios, novas maneiras, novos modelos de gestão. Orientar, preparar, treinar e capacitar o pessoal de indústria é fundamental."

Mais informações sobre o evento estão no site
www.mecanica.com.br

Comente essa notícia