Notícias

Eletrônica e Informática

09/05/2018 - IPESI INFORMA

Cesar e Sebrae lança plataforma de geração de startups

A Fundação Dom Cabral afirma que as empresas nascentes do Brasil têm entre suas causas de mortalidade quatro pontos específicos: falta de demanda do mercado, dificuldade em montar um bom time, escassez de capital e ausência de estratégia de negócios. Tendo isso em mente o Cesar, em parceria com o Sebrae, lançou a Plataforma Integrada de Geração de Startups (Pigs).

A iniciativa, que nesta rodada inicial será focada na construção civil, funcionará em etapas. A primeira é o levantamento das oportunidades de inovação da área em conjunto com empresas do setor. Ela será seguida de observações presenciais junto a algumas construtoras, o que fornecerá subsídios para a estruturação de briefings de inovação que serão utilizados na próxima fase - a de exploração. A esta altura serão realizados hackathons, summer jobs e desafios para desenvolver ainda mais as ideias, que serão pré-aceleradas no Cesar.Labs. Ao fim de todo este processo, cinco startups serão criadas e aceleradas com investimento do Cesar, Sebrae e investidores privados.

Nesta etapa final do programa, as startups contarão com acompanhamento estruturado, em mentorias, capital, consultorias especializadas e conexões. "Os times terão um período de até nove meses para chegar a um MVP (Produto Mínimo Viável) que gere demanda por parte dos clientes potenciais, cujas oportunidades de inovação foram identificadas e exploradas nas fases anteriores da plataforma", explica Filipe Pessoa, executivo chefe de Empreendedorismo do Cesar. O programa também vai qualificar 80 potenciais empresários em métodos e processos de identificação e exploração de oportunidades de inovação, bem como em prototipação e validação de MVPs, além da criação de um documento metodológico contemplando as etapas de realização do projeto contendo exemplos ilustrativos da aplicação da metodologia.

Comente essa notícia