Notícias

Metal Mecânica

17/05/2018 - IPESI INFORMA

Corte com jato d'água caracteriza-se pode ser aplicado em ampla gama de materiais

Uma das principais empresas mundiais em tecnologia de corte com jato de água e laser, a Dardi International Corporation, fundada em 1996, foi pioneira na área de fabricação de máquinas "waterjet" na China. O que começou como uma pequena empresa de equipamentos, hoje é a maior empresa fabricante de seu segmento, especializando-se em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de corte com jato de água com Ultra Alta Pressão (UHP)

A Dardi consegue, através de sua engenharia e seus processos de fabricação, construir máquinas de custo adequado à realidade do mercado atual. As máquinas são acessíveis para quase todas as necessidades de processo de corte. Sua tecnologia de corte é de nível avançado e exclusivo, capaz de cortar grande parte dos materiais.

Em suas máquinas, a água pressurizada em até 100.000 PSI é forçada através de um orifício, atingindo de 3 a 4 vezes a velocidade do som. O que faz com que o equipamento tenha não só um grande poder de corte, como também muita precisão.

O corte é feito por meio de abrasão e desgaste, removendo pequenas porções do material até que este seja cortado por inteiro.

O processo não gera distorções - mecânica ou térmica - no material, pois não causa o efeito de ZTA (zona termicamente afetada).

As máquinas com controle numérico computadorizado que processam o corte com as informações recebidas do sistema CAD/CAM. Isso permite que os desenhos elaborados se tornem uma realidade com mínimo desperdício de material possível.

O corte pode ser feito em diversos materiais e por isso é usado em quase todos os segmentos da indústria. Materiais mais flexíveis como o carpete automotivo, EVA, juntas, etc. podem ser cortados com água pura; já para cortar materiais mais rígidos como o aço inox, carbono, titânio, vidro, mármore, UHMW e o nylon é adicionado um abrasivo - mineral inerte.

A Dardi também proporciona a opção dos sistemas de hidrojateamento, que é usado para preparar a superfície, retirando tintas, concretos, borrachas, ou preparando-a para aplicação de revestimentos.

A gama de produtos companhia permite que exista uma máquina e adereços para a necessidade de cada usuário. Os equipamentos de corte com jato de água estão disponíveis de um a seis eixos, adequando-se a diversos trabalhos.

As vantagens que o corte com jatos da água proporciona são diversas. O sistema corta praticamente todos os materiais. É um processo a frio, o que não danifica o material com aquecimento e promove uma qualidade de acabamento impecável, eliminando processos secundários.

Não é preciso realizar a troca de ferramentas, uma vez que o cabeçote possibilita o corte de todos os materiais; o setup da máquina e da programação é um processo rápido e eficiente, economizando tempo. Além disso, a economia é enorme, pois o software de gerenciamento usado possibilita uma maior otimização da matéria-prima.

Comente essa notícia