Notícias

Metal Mecânica

13/06/2018 - IPESI INFORMA

ISO publica norma para avaliação ambiental de máquinas-ferramenta

A ISO publicou recentemente as primeiras duas partes de uma nova norma internacional para avaliação ambiental de máquinas-ferramenta, que propõe analisar as máquinas-ferramenta com relação às funções que oferece para frisar os pontos comuns da enorme variedade de máquinas-ferramenta existentes.

A ISO 14955-1, Machine tools - Environmental evaluation of machine tools - Part 1: Design methodology for energy-efficient machine tools, aborda a eficiência energética das máquinas-ferramenta durante sua vida útil. Ela identifica as principais funções e os componentes da máquina que são responsáveis pela demanda de energia durante a fase de uso. Esses componentes são então comparados com os componentes prévios ou com o estado da arte para suas futuras melhorias.

A ISO 14955-2, Machine tools - Environmental evaluation of machine tools - Part 2: Methods for measuring energy supplied to machine tools and machine tool components, apoia a metodologia de desenvolvimento de conservação de energia conforme a ISO 14955-1, por meio de métodos práticos de medição de energia fornecida às máquinas-ferramenta.

"Até onde sei, é a única norma a respeito desse tópico que é feito sob medida para máquinas-ferramenta. Ela cobre o tópico de forma que pode ser aplicada a cada uma e a todas as máquinas-ferramenta, apesar do fato de que o grupo de produtos máquinas-ferramenta ser extremamente diversificado, por exemplo, diferentes tecnologias (como fresamento, torneamento, retificação, processamento a laser, conformação), processamento de materiais (metal, madeira, plásticos), tamanhos (para produzir peças do tamanho de um dente ou processar engrenagens para aerogeradores de 10 metros de diâmetro). A norma foca em relevantes usuários de energia para conseguir uma performance ambiental mais elevada, sem perdas nas possibilidades técnicas", afirma Ralf Reines, coordenador do comitê ISO/TC 39/WG 12 que desenvolve as normas.

Comente essa notícia