Notícias

Metal Mecânica

13/06/2018 - IPESI INFORMA

ParkBots inaugura sede em São José dos Campos

A ParkBots, empresa integradora de robótica industrial, inaugura sua sede no dia 14 de junho no Parque Tecnológico São José dos Campos, no interior de São Paulo. A empresa é associada aos APLs TIC Vale e Aeroespacial e Defesa e contará com um showroom de 260 metros quadrados e uma área de desenvolvimento de 600 metros quadrados.

"Nossa estrutura, aliada à do PqTec, torna a ParkBots a maior empresa integradora de robótica industrial da América Latina, com quase 1.000 metros quadrados dedicados à robótica industrial", diz Charles Roderic Volpe Barufi, CEO da empresa.

A ParkBots foi inaugurada em Curitiba (PR) em 2008 por engenheiros que vieram da indústria robótica e automotiva. Em 2015, foi criado em Barretos (SP) um Polo de Ensino Robótico, focado em agronegócios e câmaras frigoríficas.

No ano passado, Barufi constatou a necessidade de transferir a sede do Paraná para São Paulo. "Depois de dar palestras em universidades na região do Vale do Paraíba e da grande São Paulo e no Parque Tecnológico, adquirimos alguns clientes na região e passamos a atender associadas aos APLs", lembra. "Escolhemos o PqTec porque é o ecossistema ideal para robótica, com muitas empresas instaladas na região, é um canteiro de negócios", resume Barufi.

O Centro de Robótica desenvolverá células robóticas customizadas e tem um portfólio com mais de 350 tipos de robôs industriais, de todas as marcas disponíveis no mercado. A empresa também usará os laboratórios do PqTec, para fabricar entornos, insumos e dispositivos necessários para a montagem das células.

A sede do Parque Tecnológico será focada nos setores aeronáutico, automotivo e metalmecânico, especialmente nas áreas de corte, solda e laser, para empresas de todos os portes. Para os próximos meses, a ParkBots prevê a instalação de cabines de pinturas robóticas para o setor aeronáutico e automotivo.

"A partir da consultoria da ParkBots, nós temos condições de dar suporte às empresas que pensam em automatizar sua produção por meio de robôs. O centro de treinamento também ajudará os profissionais a treinar seus operadores e programadores", explica Marcelo Nunes, coordenador dos APLs.

Os valores dos serviços prestados pela ParkBots às empresas associadas aos APLs serão diferenciados.

A unidade do Parque Tecnológico também oferecerá cursos profissionalizantes e técnicos, em todos os ramos da robótica industrial. Durante as aulas, os alunos poderão utilizar robôs idênticos aos encontrados nas linhas de produção. Os certificados são reconhecidos pelos principais fabricantes de robôs do mundo.

"Vamos criar um Centro de Desenvolvimento de Pintura Robótica com cursos específicos nessa área, é o único do Brasil", acrescenta Barufi.

Comente essa notícia