Notícias

Eletrônica e Informática

28/06/2018 - IPESI INFORMA

Aplicativo da Construtech facilita gestão dos canteiros de obras

A startup baiana Construtech já está disponibilizando para o mercado de construção civil, onde atua, o aplicativo ConstruCODE, através do qual os projetos são convertidos automaticamente em etiquetas escaneáveis (QR code), possibilitando atualização remota de plantas, identificação de pontos críticos no canteiro e comunicação em tempo real entre todos os profissionais envolvidos na obra

Trata-se de um aplicativo que vem facilitando enormemente a gestão dos canteiros de obras. O processo de coordenação dos canteiros envolve diferentes profissionais e atividades, exigindo maestria no trabalho de gestão. A missão de fazer funcionar toda a engrenagem envolvida nessa operação, com a produtividade e a eficiência necessárias não é, nem de longe, uma tarefa simples.

E foi justamente a percepção da necessidade de aumentar a operacionalidade do canteiro de obras que levou o engenheiro Civil Diego Mendes e o cientista da computação Leandro Mascarenhas a criarem, no final de 2016, uma solução inovadora que vem revolucionando os índices de produtividade no setor.

O aplicativo ConstruCODE trouxe para a palma da mão a gestão do canteiro de obras, mostrando-se uma poderosa ferramenta para um processo mais econômico e assertivo e fazendo da Construtech um dos cases recentes mais destacados nacionalmente quando o assunto é inovação no setor.

A principal vantagem do app ConstruCODE é a conversão automática do projetos em etiquetas escaneáveis (QR code), que são impressas e distribuídas em seus locais específicos de execução na obra. Outro grande benefício é que o aplicativo permite a visualização do modelo tridimensional BIM para todos os níveis da obra, facilitando o entendimento dos detalhes construtivos pela equipe de campo.

Além dos módulos já citados, o aplicativo ataca mais duas frentes importantes, estabelecendo uma comunicação em tempo real entre todos os profissionais envolvidos no canteiro e que estejam usando o appo, possibilitando trocar mensagens e fotos com gestores para esclarecer dúvidas que venham a surgir, num processo totalmente on-line, com rapidez, praticidade e eficiência. O app também mapeia automaticamente os pontos ditos como "críticos" do canteiro com base na quantidade de acessos em cada etiqueta.

Comente essa notícia