Notícias

Metal Mecânica

29/06/2018 - IPESI INFORMA

Robotmaster V7 torna programação de robôs mais fácil e intuitiva

A Hypertherm lançou o Robotmaster V7, plataforma de programação de robôs baseada em tarefas, construída do zero sob uma arquitetura completamente nova.

O Robotmaster V7 torna a programação de robôs fácil e intuitiva, mesmo aos iniciantes no mundo robótica. Esta nova plataforma de programação aprimora o desempenho do software CAD/CAM de programação off-line da Robotmaster que foi apresentado pela primeira vez em 2002. A nova geração do software, uma solução independente (standalone) e econômica para programação de robôs, fez sua estreia pública em 19 de junho em Munique, Alemanha, na Feira Automatica 2018.

Para criar esta nova arquitetura, o grupo de Software Robótico da Hypertherm, que são os desenvolvedores do Robotmaster, acrescentou à sua equipe, novos especialistas na otimização matemática que entendem de inteligência artificial e de "deep machine learning", bem como especialistas em simulação e jogos apaixonados pela interação com o usuário, aplicando suas habilidades no espaço industrial.

Visto que o Robotmaster V7 integra as funcionalidades CAD/CAM, pela primeira vez o poder do Robotmaster pode ser usado por especialistas em soldagem, corte e outros processos sem a necessidade de comprar ou aprender um software CAD/CAM complexo. Do mesmo modo que nas anteriores, a nova versão importa trajetórias, mas agora torna ainda mais fácil para os usuários finais utilizarem sua escolha da ferramenta CAD/CAM.

"A robótica e o conhecimento de softwares CAD/CAM não são mais pré-requisito para criar programas para células robóticas livres de erros, com o Robotmaster V7, pois esta é uma plataforma de programação robótica baseada em tarefas, criada para o usuário", disse Chahe Bakmazjian, chefe estratégico do grupo robótico. "O Robotmaster V7 também possui flexibilidade e configuração incomparáveis, e transfere o trabalho para outros fabricantes de robô ou células robóticas, sem a reprogramação de tarefas, sendo o pioneiro na indústria".

A nova versão do software tem como alvo os processos de soldagem automática integrada e a programação de contornos, incluindo aparar, cortar, aplicar cola e rebarbar, bem como furação e rebitagem. Trabalha em geometrias de peças complexas, otimizando as trajetórias dos robôs enquanto sincroniza movimentos evitando colisões entre um ou mais robôs, peças e ferramentas. O Robotmaster pode ser usado para programação robótica offline em uma grande diversidade de indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, eletrônicos de consumo, geração de energia e soldagem. Módulos subsequentes permitirão processos adicionais, incluindo o revestimento, fresamento 3D, manufatura aditiva e inspeção. A versão atual do Robotmaster oferece suporte para estas aplicações; no entanto, uma vez que o suporte da V7 esteja disponível em tais aplicações, estes serão mais automatizados e mais fáceis de usar.

Edições futuras incorporarão ferramentas especializadas de compartilhamento de tarefas para células de trabalho multi-robôs e capacidade para atender pré-requistidos da Indústria 4.0, habilitando a Fábrica Inteligente (Smart Factory).

"A equipe da Robotmaster viu a tendência das células multi-robôs, com robôs realizando uma combinação de processos, incluindo remoção de material, soldagem e polimento", disse Bakmazjian. "Nosso software anterior suportava um robô para uma tarefa. Nossa próxima geração precisaria oferecer suporte a qualquer número de qualquer coisa - mais de um robô, mais de um ferramental e de processo, em vários tipos de configurações e com qualquer número de tarefas. Essa nova estrutura permite que nossos usuários explorem todos os recursos de uma célula de trabalho multi-robô com ferramentas de compartilhamento de tarefas avançadas e fáceis de usar."

Comente essa notícia