Notícias

Eletrônica e Informática

03/07/2018 - IPESI INFORMA

Tecnologia HD-PLC é aprovada como especificação de referência pelo grupo de trabalho IEEE P1901.3

A Panasonic Corporation anunciou que apresentou sua tecnologia HD-PLC - nome de um sistema PLC [Power Line Communication (comunicações via rede elétrica)] de alta velocidade criado pela companhia - escalável de quarta geração para o Grupo de trabalho de padronização IEEE (IEEE Standardization Working Group). Essa tecnologia permite comunicações em distâncias mais longas e aumenta as velocidades de comunicação controlando o alcance das frequências em uso. Seguindo as deliberações do Grupo de trabalho, as especificações que usam essa tecnologia como a referência técnica foram aprovadas como um documento de trabalho P1901.3 do IEEE (IEEE P1901.3 Working Document).

A tecnologia de referência incluída no Documento de trabalho P1901.3 do IEEE é baseada na tecnologia (modo padrão) já adotada para o padrão IEEE 1901 usando o formato Wavelet OFDM exclusivo da Panasonic, mas inclui uma nova função (modos 2x/4x) que ampliam a banda de comunicação por um fator de dois ou quatro. O modo 2x atinge uma velocidade de comunicação de 500Mbps, enquanto o modo 4x - que exige cabos coaxiais ou outros cabos especiais - atinge uma velocidade máxima de comunicação de 1 Gbps. A nova função permite também estreitar a banda de comunicação por outro fator de dois ou quatro (1/2x, 1/4x) do modo padrão. Estreitar a banda de comunicação reduz a velocidade de comunicação, mas, ao concentrar a energia em uma frequência de banda estreita, a distância da comunicação pode ser alongada em até cerca de duas vezes em comparação com o modo padrão. Ao permitir alternar entre modos diferentes, essa tecnologia pode atender, de maneira flexível, às necessidades específicas de cada cliente individual e trazer a tecnologia HD-PLC para uma maior variedade de usos.

A tecnologia IEEE P1901.3 é chamada Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) PLC. Ela pode ser usada em residências e dentro de rede de larga escala que cobre tudo, desde edifícios maiores e fábricas até infraestruturas sociais inteiras. Espera-se que a tecnologia seja usada em um amplo conjunto de campos no futuro.

A Panasonic continuará a fornecer conveniência de usuário garantindo conectividade com os produtos HD-PLC existentes e desenvolvendo uma tecnologia PLC que pode operar em harmonia com outros formatos. A empresa trabalhará também através de organizações como a HD-PLC Alliance para garantir conectividade mútua com os produtos da série IEEE P1901 e continuar a fornecer produtos PLC que os usuários possam usar com confiança.

Comente essa notícia