Notícias

Metal Mecânica

10/08/2018 - IPESI INFORMA

Retificação de precisão é essencial para produzir equipamentos de alta qualidade



As máquinas de lavar de última geração trabalham de forma tão silenciosa que até poderiam ser instaladas na sala de estar. O que torna isso possível, entre outras coisas, são os eixos do motor de elevada precisão. É nisso que a empresa eslovaca TM Precision Mechanical Production GmbH é especialista. Durante a fabricação, a especialista conta com o know-how e a retificadora Jupiter da Junker.

A TM Precision Mechanical Production GmbH tem sua sede na pequena cidade de Michalovce, no extremo leste da Eslováquia. Os fabricantes de marcas alemãs são os clientes principais da empresa. "Nossos clientes são líderes em tecnologia no setor de 'linha branca' e não pretendem mudar", explica o gerente Milan Kadilak. "Os padrões de qualidade no setor aumentaram exponencialmente. Com a Junker, temos um parceiro preparado e capaz de fornecer a tecnologia de retificação mais recente e até mesmo implementar requisitos muito complexos."

CADA MÍCRON CONTA - Apesar de não parecer, é um grande desafio fabricar eixos do rotor. Os pequenos componentes precisam ser trabalhados com exatidão absoluta. Só assim é possível assegurar o trabalhar silencioso da máquina de lavar. Para atingir as qualidades da FFT, foi conseguida a circularidade dos diâmetros dos rolamentos abaixo de um mícron. A ondulação mínima das peças foi outro dos requisitos alcançado. Também deve ser garantido o elevado rendimento, processos seguros e qualidade consistente da primeira à última retificação.

Aqui importa entrar em ação uma retificadora que garanta um trabalho de precisão absoluta, mesmo em alta produção. É por isso que Milan Kadilak aposta no know-how e nas retificadoras da Junker. "As exigências de um líder de mercado só podem ser cumpridas com o conhecimento e máquinas de um líder de mercado", afirma Milan Kadilak.

REQUISITOS ELEVADOS - Mesmo antes de iniciar o projeto, foi realizada uma análise detalhada dos desejos do cliente e das condições de produção. Com a Jupiter, especialista de retificação cilíndrica centerless, a Junker oferece à empresa eslovaca a retificadora certa para as tarefas que se seguem. Pois o conceito de serviço da Junker inclui a configuração individual da máquina e, em particular, o ajuste do respectivo processo de retificação. Afinal de contas, os componentes de primeira classe são o pré-requisito fundamental para a qualidade do produto final.

A tarefa principal dos especialistas da Junker ao configurar o processo de retificação foi, portanto, garantir as solicitações extremamente altas em termos de precisão e qualidade das peças produzidas para o fabricante do eixo do rotor. Os requisitos de qualidade são constantes, sem o menor desvio na circularidade da peça.

Três aspetos influenciam essencialmente a circularidade da peça na retificação centerless: a geometria da folga de retificação, os parâmetros da máquina e a rigidez dos componentes da folga de retificação. Somente a interação ideal dos três fatores garante uma excelente qualidade de retificação, ou seja, produtos de topo.

Na série Jupiter, os especialistas da Junker contam com mais de 55 anos de experiência em retificação cilíndrica centerless. Além disso, na retificação contínua, as máquinas de alta precisão também permitem a retificação de mergulho reto e a retificação de mergulho inclinado. O ajuste automático da geometria da folga de retificação aperfeiçoa o processo de retificação e a base inclinada garante a máxima precisão da forma.

RENDIMENTO - A Jupiter permite que o fabricante eslovaco produza três eixos de rotor por minuto em um processo de retificação cilíndrica centerless. A supressão da ponta centralizada torna este processo de retificação imbatível e garante alto rendimento na produção em série. Além disso, a máquina dispõe de inúmeras características que facilitam a configuração e a conversão, como o ajuste de altura CNC patenteado da calha de apoio. Assim, a Jupiter, comparada com máquinas convencionais para retificação cilíndrica centerless, reduz significativamente o tempo de produção já a partir da primeira peça.

"Fácil conversão e tempos de ciclo curtos foram critérios decisivos importantes para nós", diz Milan Kadilak. A possibilidade de dressagem em CNC é uma enorme mais-valia para a empresa: alguns dos tipos de eixo produzidos diferem apenas de forma marginal em termos de construção e geometria. Aqui, a conversão pode ser realizada só com o software. Não é necessário substituir o rebolo de retificação. Assim, a troca da peça de trabalho pode ser realizada em apenas 30 minutos.

TEMPO DE RETIFICAÇÃO - Mas velocidade e rendimento são apenas dois dos critérios que Milan Kadilak valoriza. Um grande desafio para os especialistas em retificação da Junker foi realizar os tempos de ciclo curtos exigidos pelo cliente, garantindo, ao mesmo tempo, um processo contínuo de retificação de alta precisão. Decisivo para resultados exatos consistentes é a configuração do rebolo de retificação, que foi testada antes da colocação do pedido através de um teste de retificação exigente e bem-sucedido.

A Junker sabe qual especificação de retificação é adequada para cada material. Por isso, os especialistas adaptam cada retificadora com exatidão, de acordo com as necessidades do cliente. A combinação necessária de alto rendimento e alta precisão provou ser um desafio. Mas os especialistas não se pouparam a esforços: "Depois de testes de retificação intensivos e exigentes no Centro de Tecnologia Junker, foi encontrado o rebolo de retificação ideal para usinar os eixos de rotor", afirma Milan Kadilak.

INTERFACES - Uma característica das máquinas Junker são suas interfaces padronizadas. Elas permitem que tanto linhas inteiras como máquinas individuais sejam incorporadas no processo de produção, por exemplo, para transporte de peças ou para controle de qualidade. As soluções desenvolvidas podem ser facilmente ampliadas e modernizadas a qualquer momento, mesmo após o comissionamento da máquina.

Isso também se aplica na produção de eixos de rotores em Michalovce. Estes são verificados em uma estação de medição após o processamento. Após o comissionamento da Jupiter, o processo inicialmente feito de forma manual, foi posteriormente automatizado. Para esse propósito, foi integrado um robô na cadeia de processos através de uma interface. Ele registra os eixos fabricados, transfere os eixos para uma estação de medição e os coloca de volta na esteira de saída.

Com a retificadora cilíndrica centerless Jupiter, como em todos os outros modelos, a Junker oferece mais do que uma mera máquina. Os benefícios dos especialistas em retificação incluem também a disponibilização de conceitos de retificação de alta precisão. Esses são totalmente compatíveis com a produção e as expectativas do cliente. (foto/divulgação)

Comente essa notícia