Notícias

Eletrônica e Informática

12/09/2018 - IPESI INFORMA

Voltalia vende portfólio de projeto eólico de 197 MW para a Echoenergia

A Voltalia, empresa internacional de energia renovável, desenvolveu e vendeu para a Echoenergia, empresa controlada pelo Grupo Actis, um portfólio de projetos eólicos de 197 MW pronto para ser construído. Esta negociação faz parte de uma parceria mais ampla de até 500 MW referente a um portfólio de futuros projetos eólicos, localizados no cluster de Serra Branca, da Voltalia, no Rio Grande do Norte. A venda e a parceria com a Echoenergia não tiveram impacto nos projetos da Voltalia no Brasil, incluindo 433 MW em operações e 223 MW vencidos em dezembro de 2017 e agosto de 2018.

"Essa venda de 197 MW para a Echoenergia e a parceria assinada para até 500 MW demonstram, mais uma vez, a qualidade do nosso cluster de Serra Branca. Paralelamente à construção de nosso próprio portfólio de instalações de energia neste cluster, mas também em novos parques eólicos e solares, continuaremos a fazer parcerias com investidores de terceiros. Esses investidores confiam na capacidade da Voltalia de desenvolver projetos de qualidade, fornecendo um fluxo adicional de receita para nossa linha de negócios de serviços. O mercado brasileiro continua muito favorável à Voltalia", diz Sébastien Clerc, CEO do Grupo Voltalia.

"Estamos muito satisfeitos em anunciar esta parceria com a Echoenergia, que irá se beneficiar do trabalho de desenvolvimento de nossa equipe e retorno de experiência para este cluster que ocorre desde 2008. Ambos os lados aproveitarão economias adicionais de escala para seus respectivos ativos, incluindo os projetos vencidos pela Voltalia recentemente: 163 MW com o projeto Ventos da Serra do Mel (VSM) e 60 MW com Ventos da Serra do Mel 2 (VSM2), que deverão ser progressivamente comissionados no decorrer de 2020", explica Robert Klein, diretor geral da Voltalia no Brasil.

Nos últimos anos, a Voltalia buscou uma estratégia que consiste em desenvolver um grande volume de projetos altamente competitivos em todo o mundo, com a intenção de manter alguns projetos enquanto faz parcerias com parceiros de capital para outros. No Brasil, o maior cluster de projetos da Voltalia, Serra Branca, possui um potencial de longo prazo de quase 2 GW, dos quais 309 MW já estão em operação, 223 MW a serem concluídos em 2020, e um grande volume se encontra totalmente desenvolvido e pronto para ser submetido para leilões de contratos de venda de energia a longo prazo ou sob contratos privados de venda de eletricidade.

Neste contexto, a Voltalia selou uma parceria com a Echoenergia que a permite ter acesso a uma série de sites já prontos para construção no cluster de Serra Branca, pertencente à Voltalia, até um volume máximo de 500 MW. Esses sites já estão em um estágio avançado de desenvolvimento, em termos de arrendamento de terras, medição de vento, licenciamento e conexão à rede. Cabe, então, à Echoenergia garantir contratos de venda de energia a longo prazo e investir para financiar a construção. A Echoenergia já garantiu 197 MW de contratos de venda de energia no mercado livre e buscará ativamente mais contratos de vendas até o volume máximo de 500 MW.

A Voltalia irá gerar receita de serviços com a venda do site e de outros serviços locais para a Echoenergia durante a construção e operação de seus parques. A parceria também é uma forma de a Voltalia compartilhar o custo de uma nova linha de transmissão que estará disponível para todos os futuros projetos no cluster de Serra Branca.

Comente essa notícia