Notícias

Metal Mecânica

13/09/2018 - IPESI INFORMA

Siemens PLM e Bentley lançam nova solução integrada

A Siemens PLM Software anunciou no dia 11 de setembro, com a Bentley Systems, uma solução integrada para que as empresas forneçam projetos de capital com mais eficiência, reunindo o portfólio Teamcenter da Siemens e o ProjectWise da Bentley e seu Connected Data Environment (CDE). O Teamcenter é o sistema de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM) mais utilizado globalmente e o ProjectWise é a plataforma de colaboração de entrega de projetos utilizada por 43 das 50 maiores empresas de projeto do mundo, segundo a Engineering News-Record.

A nova solução reforça a aliança estratégica entre a Siemens e a Bentley anunciada em 2016 e estenderá de forma exclusiva a visibilidade empresarial do gerenciamento de programas de engenharia e a construção de projetos de capital.

"Na transformação para o digital, o trabalho de engenheiros e de construtores está cada vez mais ligado ao contexto digital e aos componentes digitais incluídos ou relacionados aos projetos de infraestrutura", diz Greg Bentley, CEO da Bentley Systems. "No processo de industrialização da entrega de projetos, é muito bom trabalharmos com a Siemens para ampliar o alcance dos fluxos de trabalho digitais do CDE e de cada projeto de capital. Com a integração do Teamcenter PLM, as conexões dos gêmeos digitais do projeto agora podem se expandir para o contexto corporativo e visualizar os componentes fabricados, avançando a infraestrutura por meio do DNA digital", explica.

Os principais recursos para engenharia de sistemas e para gerenciamento de requisitos do Teamcenter e a simulação do ciclo de vida dos componentes projetados são agora complementados pelo CDE da Bentley, possibilitando o uso de um gêmeo digital do projeto. Os gêmeos digitais do projeto automatizam o alinhamento digital e alteram a sincronização em toda a cadeia de suprimentos do projeto, permitindo revisões contínuas e abrangentes do status do projeto. A digitalização de uma fábrica desde o início de um projeto permite agregar e disseminar dados de forma escalonável e gerenciável. Com a conexão de gêmeos digitais a um digital thread consistente, as empresas podem reduzir os custos de entrega do projeto, evitar custos excessivos e melhorar as margens operacionais, aumentando a produtividade da fábrica e reduzindo a sobrecarga operacional. Agora, as empresas podem ter fluxos de trabalho digitais consistentes que abrangem os aspectos econômicos do projeto, o gerenciamento de programas e o controle de projetos, acelerando a entrega de projetos de capital, reduzindo os custos e melhorando resultados.

Nos setores de energia e serviços públicos, por exemplo, com base nas previsões atuais de energia, as empresas precisam trabalhar de forma mais eficiente e econômica ao implementar projetos de melhoria de capital. Tradicionalmente, esses projetos extremamente complexos e dispendiosos envolvem muitos grupos além da engenharia e construção, trabalhando de maneira independente para levar o projeto adiante. Estendendo o Teamcenter em todo o curso de entrega do projeto, o CDE permite a visibilidade nos digital threads de modelos 2D e 3D conectados, gerenciados de forma dinâmica para refletir o status do projeto. Isso permite a assimilação contínua dos dados de projeto e engenharia, para que sejam acessíveis em termos visuais e analíticos, conforme apropriado pelos membros da equipe em toda a empresa e cadeia de fornecimento. A incorporação de modelos de engenharia e construção de projetos de capital dessa forma integrada permite diversas simulações durante todo o processo de gerenciamento de projetos para antecipar problemas reais e colaborar para decisões mais precisas, resultado da compreensão em tempo real do impacto de qualquer alteração no projeto. A solução estará disponível para o mercado no início de 2019.

"Proprietários-operadores e empresas de engenharia, compras e construção (EPC) deste setor precisam reduzir custos bem como entregar projetos com mais eficiência. Essa nova solução digital facilita processos de negócios orientados por dados para a otimização de projetos e da fábrica", disse Tony Hemmelgarn, CEO da Siemens PLM Software. "Equipada com gêmeo digital, essa solução permite que o fluxo dos dados de engenharia entre os participantes do projeto de capital, podendo ser usada em uma ampla variedade de casos na indústria", finaliza.

Comente essa notícia