Notícias

Metal Mecânica

13/09/2018 - IPESI INFORMA

Renesas oferece soluções de ponta para fábricas conectadas

A Renesas Electronics Corporation, fornecedora de soluções de semicondutores avançados, apresentou sua inovação embarcada para ambientes de fábrica conectada e Internet Industrial da Coisas (IIoT) na IMTS 2018 -International Manufacturing Technology Show (IMTS), realizada de 10 a 15 de setembro no McCormick Place em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos.

Durante o evento, a empresa demonstrou várias soluções conectadas de alto desempenho, apresentando o grupo de microprocessadores da família RZ/N1e circuitos integrados para EtherCAT, destacando maneiras para aumentar a eficiência, automação e segurança em ambientes de redes industriais.

A empresa demonstrou a solução Renesas RZ/N1 Time Sensitive Networking (TSN). A rede TSN é o padrão de próxima geração IEEE 802.1 de Ethernet determinístico para IIoT, que irá unificar vários fieldbuses numa única infraestrutura de rede. Essa demonstração evidencia o microcontrolador RZ/N1 como um endpoint TSN que, com comunicação sincronizada, conecta os domínios da tecnologia da informação com a tecnologia operacional e atua como um "gateway" que dá suporte às funcionalidades TSN de robustez, redundância e operação em tempo real exigida na manufatura, embora compatível com as exigências de largura de banda da tecnologia da informação.

SEGURANÇA PARA ENDPOINTS - Os protocolos Ethernet e IP proporcionam visibilidade para o mundo exterior permitindo monitoramento remoto e análises baseadas no tempo, e melhora da eficiência nas fábricas conectadas, embora também crie novos desafios de segurança. Uma solução: projeto em segurança no endpoint e dispositivos de redes - tipicamente dispositivos embarcados com recursos limitados - em vez de adicionar camadas de segurança de rede no nível da tecnologia da informação.

A Renesas demonstra a abordagem no projeto, tirando proveito do microcontrolador RZ/N1 com quadro de segurança que integra um firewall de grau industrial e TLS (transport layer security), juntos com componentes de detecção de intrusões para detectar, reportar e agir no caso de tráfego de rede anormal.

ETHERCAT - Um dos protocolos mais utilizados em Ethernet Industrial para aplicações de automação é o EtherCAT, que exige tempos de ciclos muito baixos (menores ou iguais a 100 µs) e baixo jitter. A demonstração realça as capacidades de alto desempenho EtherCAT, com uma rede distribuída EtherCAT e dispositivos escravos Renesas EtherCAT comandando motores/discos em estreita sincronia, enquanto explora os benefícios de custo combinando o controlador escravo EtherCAT e o processador em tempo real.

GATEWAY IIoT - Sistemas típicos IIoT usam gateways baseados em tecnologia da informação, que agregam dados de múltiplos sistemas e proporcionam uma interface cloud para análise de tendências ou monitoramento remoto, mas apresentam falta de granularidade de dados em tempo real na rede no domínio da tecnologia operacional. O Renesas RZ/N1 possibilita uma troca de dados entre os domínio da tecnologia da informação e tecnologia operacional, separando entre as tecnologia líderes de redes industriais para controle, como EtherCAT, Profinet, Ethernet/IP ou mesmo OPC UA, e plataformas cloud/on-premise para análises profundas. Na IMTS, a Renesas destacou o RZ/N1 para demonstrar uma solução gateway de ponta a ponta, segura, em tempo real comunicando como um servidor OPC UA que pode ser conectado a qualquer cliente OPC UA ou interface cloud, ampliando a definição de "ponta" de uma rede até o domínio de tempo real de uma máquina em si.

Comente essa notícia