Notícias

Eletrônica e Informática

14/09/2018 - IPESI INFORMA

Eletropaulo flagra "gato" em hotel de São Bernardo do Campo

Na última semana, durante uma operação de corte de energia, a Eletropaulo, com apoio do 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, flagrou três pessoas religando a energia de um importante hotel da cidade, sem consentimento da companhia. O medidor também estava alterado, não permitindo a leitura à distância pela distribuidora. Com essas infrações, o hotel deve mais de R$ 110 mil à concessionária.

O dono da empresa que efetuou a religação de energia assumiu o crime, assim como o proprietário do hotel. Ambos foram detidos e encaminhados à audiência de custódia. Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Eletropaulo realiza, por exemplo, as Blitz de Segurança, que visam a conscientizar a população sobre os riscos com a rede elétrica.

A Eletropaulo está intensificando as ações de campo, a fim de identificar as fraudes. Neste ano, a empresa realizou 99 inspeções com o apoio das autoridades policiais, que culminaram em 123 prisões em flagrante. Considerando as últimas duas semanas, por exemplo, foram 18 prisões e 19 inquéritos policiais.

Para identificar instalações com erros de medição, seja por defeitos nos equipamentos ou por ações de terceiros forjando a medição, foram realizadas 204,9 mil inspeções e detectadas 53,8 mil irregularidades no primeiro semestre. Além das fiscalizações em campo, as equipes trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica.

Na residência com irregularidades, pode haver desde queima de aparelhos eletrodomésticos até incêndios. As interferências não autorizadas na rede e nos equipamentos da Eletropaulo por pessoas sem o treino adequado ainda podem causar acidentes graves, às vezes fatais.

Comente essa notícia