Notícias

Metal Mecânica

14/09/2018 - IPESI INFORMA

NTK apresenta ferramenta de corte à base de nitreto de silício para o setor automotivo

A NTK apresenta mais uma novidade com foco no setor automotivo: a ferramenta de corte SX6. À base de nitreto de silício, possui como destaque maior tenacidade em comparação à cerâmica com base de alumina, além de garantir a possibilidade de utilização de uma velocidade de corte acima de 1.000m/min, devido a sua resistência ao desgaste. Essas características a tornam uma peça top de linha para situações de elevada temperatura e mais resistência a choque térmico.

O material da qual a SX6 é feito se assemelha à tenacidade de metal duro, o que permite ter produtividade de usinagem em condições severas. Além disso, a ferramenta de corte foi produzida a partir de um processo de prensagem, sinterização e retífica conhecida também por metalurgia do pó, um procedimento altamente avançado para fabricação de peças metálicas ferrosas e não ferrosas.

Segundo Eduardo Kawasato da divisão de ferramentas de corte da companhia, a ferramenta foi desenvolvida com todo este cuidado para que pudesse operar em situações rigorosas. "Por ser altamente resistente, a SX6 é utilizada para usinagem com processo de desbaste para ferro fundido cinzento em condição severa, interrompido ou casca, em que o corte é feito de modo refinado, possibilitando, assim, a utilização em blocos de motores de automóveis", explica o executivo.

"Como a NTK é referência na fabricação desse tipo de material, conseguimos produzir uma peça com todos estes diferenciais, portanto, a ferramenta SX6 executa o que as tradicionais não conseguem fazer, sendo ideal para quem busca uma alta capacidade produtiva com qualidade", afirma Kawasato.

Comente essa notícia