Notícias

Metal Mecânica

02/10/2018 - IPESI INFORMA

Mercopar começa hoje com muitos atrativos para potencializar oportunidades de negócios

A Mercopar, Feira de Inovação Industrial começa hoje e vai até 4 de outubro, das 13 às 20h, em Caxias do Sul (RS). Além da apresentação dos produtos e serviços por parte dos expositores, o evento contará com uma série de atrativos que visam potencializar as oportunidades de negócios, proporcionando ainda uma ampla troca de informações e conhecimentos importantes para setores como automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem, plástico e serviços industriais.

Durante os três dias da feira, o Salão da Inovação estará em destaque e irá explorar quatro grandes temas: encadeamento tecnológico entre pequenas e grandes empresas; disseminação de ferramentas em Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para os pequenos negócios; promoção de conexões com startups que desenvolvam soluções para a indústria; e potencialização do acesso a recursos para investimento em inovação pelas MPEs.

"Realizaremos diversas atividades simultaneamente voltadas para o estímulo da inovação e da tecnologia nos pequenos negócios da indústria", explica o gestor de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Alexandre Zigunovas.

No Espaço de Negócios, será dado início, no dia 2 de outubro, às 13h, ao Projeto Comprador Nacional, com as Rodadas de Negócios exclusivas para pré-inscritos. No horário das 13h às 19h acontecerá o Matchmaking de Negócios, atividade paralela ao Projeto Comprador, oportunizando que as empresas vendedoras possam interagir através do aplicativo da feira e gerar novos negócios. As empresas vendedoras que aguardam reuniões com as compradoras poderão visualizar os perfis das demais empresas vendedoras e solicitar uma reunião.

ABERTURA OFICIAL - A abertura oficial da 27ª Mercopar ocorrerá no Espaço Sebrae, a partir das 14h30min. No auditório, entre 15h e 16h, será realizada a primeira palestra do evento, sobre o tema "Aumentando a competitividade de fábricas com automação e robótica", sob responsabilidade da empresa Mectrol. Das 17h às 17h45 a palestra será "Estratégia e operações: o alinhamento necessário", com coordenação da Intellectum. Entre 18h e 18h45 a palestra abordará o tema "Sistema de execução da manufatura (MES) e a ponte para a indústria 4.0", com as empresas Intellectum + Dominium.

SALÃO DA INOVAÇÃO - No primeiro dia do evento, terça-feira, haverá a finalização dos desafios tecnológicos em parceria com a Celulose Irani S/A, bem como o Campus Day Empreendedorismo. Serão 8 horas de conteúdos selecionados por curadores da Campus Party Brasil juntamente com a equipe do Sebrae, incluindo conferências e painéis, abordando as principais tendências do universo das startups e empreendedorismo digital, levando ao público-alvo temáticas atuais e relevantes sobre esses mercados proporcionando networking, troca de ideias e compartilhamento de experiência. Também haverá a demonstração de ferramentas e soluções oferecidas e implementadas por micro e pequenas empresas para outras empresas de mesmo porte. Entre elas estão Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente, Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Virtualização, Realidade Aumentada e Monitoramento Energético, Industrial Analytics, Automação Inteligente e Lean Manufacturing.

Na quarta-feira ocorre o Sebrae Like a Boss, com 20 startups participantes; o matchmaking: conexões tecnológicas entre pequenas e grandes empresas, para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas para as grandes empresas; e a apresentação do Edital de Inovação para a Indústria e Oficina de Elaboração de Projetos. Neste dia também tem continuidade as atividades de Manufatura Avançada.

A final do Sebrae Like a Boss, com 10 startups realizando os pitches dos seus projetos para uma banca avaliadora, ocorre na quinta-feira, 4 de outubro. Outra atividade é o Bootcamp Manufatura Avançada - Indústria 4.0. O objetivo é construir uma proposta conceitual de atuação do Sebrae RS em manufatura avançada voltada a auxiliar as MPEs da indústria gaúcha, visando a evolução tecnológica. Esta ação será desenvolvida com empresários da indústria, parceiros e representantes de médias e grandes empresas.

A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs e será realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, no horário das 13h às 20h. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail comercial@tradefairs.com.br e pelo telefone (51) 3067-5750.

Comente essa notícia