Notícias

Metal Mecânica

03/10/2018 - IPESI INFORMA

Feira BI-MU amplia foco e inclui tecnologias para a manufatura digital

De 9 a 13 de outubro, a fieramilano Rho irá sediar a 31a. edição da BI-MU, a mais importante feira da Itália, dedicada à indústria manufatureira metalmecânica, máquinas-ferramenta para conformação de metais e usinagem, robôs, sistemas de automação, manufatura digital, além tecnologias auxiliares.

É considerada a única feira setorial do país de caráter realmente internacional e a primeira aberta para o universo da conectividade para a indústria, apresentando foco especial na Internet das Coisas, big data, segurança cibernética, computação em nuvem, realidade aumentada, integradores de sistemas, manufatura aditiva, sistemas de visão e de controle.

A edição de 2018 será bem maior que a de 2016. Para se ter ideia, quatro meses antes da realização do evento, mais de 850 empresas haviam confirmado a participação como expositoras, o que significa 19% a mais em comparação ao mesmo período da edição anterior (junho de 2016). Entre as 850 expositoras, 343 companhias são do exterior, de 24 diferentes países. A expectativa é que a feira receba mais de 70 mil visitantes, da Itália e do exterior, incluindo do Brasil.

Mesmo a área de exposição foi aumentada em 12%, na comparação entre os dados de junho de 2018 e junho de 2016. O forte crescimento reflete tendência do mercado italiano, que atinge as cifras mais altas de consumo.

O dado mais significativo é a presença de novos expositores, que representam 27% do total. Esse dados provam que os organizadores venceram o desafio: eles expandiram o índex de produtos, abrindo para o mundo da manufatura digital e tecnologias habilitadoras, assim como para a consultoria, atendendo ao interesse dos novos players da indústria manufatureira - e não somente ela deu resposta positiva.

A nova interpretação da feira de negócios teve um grande apelo para os setores que tradicionalmente participam como expositores, assim como para os novos setores, como o de IoT, apresentado na área chamada Fabbricafutura, e a de consultorias, que se apresentam na área Box Consulting. Patrocinada pela Siri-Italian Robotics and Automation Association, o visitante encontrará a área Robot-Planet, dedicada à inovação focada robôs industriais e colaborativos, integradores e sistemas de automação. Entre as novidades, haverá também a área dedicada aos jovens inovadores e novos negócios envolvidos no desenvolvimento de produtos e projetos relacionados ao mundo da manufatura em metais e sistemas de processamento. A BI-MU Startupper possibilitará uma comparação entre os modelos industriais estabelecidos e novas visões de negócios.

Além dessas, haverá uma série áreas, como as de manufatura aditiva, fluidos, mecatrônica e outros.

Comente essa notícia