Notícias

Metal Mecânica

26/10/2018 - IPESI INFORMA

Vestas produzirá naceles eólicas no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, e Rogério S. Zampronha, presidente da Vestas no Brasil e Latam Sul, firmaram acordo que selou a decisão da fabricante dinamarquesa de produzir naceles de V150 - 4,2 MW no estado do Ceará. Com este acordo, a Vestas confirma seu comprometimento com o mercado brasileiro e abre novos caminhos para a expansão de sua plataforma de 4 MW no país e na América Latina.

A nova instalação marca a continuidade da companhia no estado do Ceará, local onde fabricou anteriormente as naceles de V110 - 2.0 MW. Os novos investimentos da Vestas ultrapassarão os 23 milhões de euros, com a perspectiva de gerar 200 empregos diretos e 800 indiretos.

"O Ceará tem sido como um segundo lar para a Vestas no Brasil. A decisão de permanecer e ampliar nossa presença na região confirma nosso compromisso com este país e baseia-se em várias razões: mão de obra de alta qualidade, proximidade com o Porto de Pecém, muitas áreas de projetos, além do ambiente favorável às empresas fomentado pelo governo regional, o que tem sido um fator chave para esta decisão", enfatiza Zampronha.

A nova instalação proporcionará aos clientes da Vestas acesso à mais recente tecnologia do mercado de energia eólica e condições de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que contempla a aquisição de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil. Nos próximos meses, a empresa decidirá se a planta de naceles permanecerá no município de Aquiraz, local onde montou suas naceles de V110-2.0 MW, ou se optará por outro local no Ceará.

A Vestas está presente no mercado brasileiro desde 2000, onde desempenhou um papel fundamental para o desenvolvimento da energia eólica. Atualmente, a companhia possui 1,5 GW instalados ou em construção no país, o que corresponde a cerca de 750 turbinas eólicas. No Brasil, além do escritório de vendas em São Paulo para gerenciar vendas locais, construção e operações de serviços, a Vestas ainda possui um Centro de Serviços em Natal, no Rio Grande do Norte.

Comente essa notícia