Notícias

Eletrônica e Informática

30/10/2018 - IPESI INFORMA

Siemens e Bentley anunciam solução conjunta para digitalização de estações elétricas

A Siemens e a Bentley Systems anunciaram uma solução conjunta de tecnologia e serviços, composta por suas ofertas complementares, para acelerar a digitalização de estações elétricas e disponibilizar análises inteligentes com um conjunto de ofertas inovadoras e soluções de serviços gerenciados. O novo serviço, a ser hospedado no sistema operacional IoT aberto na cloud da Siemens, o MindSphere, combinará as capacidades avançadas de software de desempenho de ativos da Bentley com a experiência complementar em tecnologias e serviços da Siemens em capacitar os proprietários de estações elétricas para que aproveitem ao máximo a digitalização, que ajuda a melhorar as operações e o planejamento da manutenção.

A solução de gerenciamento do desempenho de ativos (APM) da Siemens, pertencente à carteira de soluções digitais Omnivise da empresa, abrange toda a estação elétrica, incluindo as turbinas de combustão e vapor, assim como os geradores e bombas associados, motores, transformadores, válvulas, comutadores e outro equipamento que afeta a confiabilidade e o desempenho da estação. Através do uso de modelos inteligentes dependentes de análises preditivas, a soluções retira dados de várias fontes, aplica a experiência do domínio e análise e depois integra no ambiente do Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computorizado (CMMS)/Gerenciamento de Ativos Empresariais (EAM) para melhorar o planejamento da manutenção, reduzir as falhas e aumentar a eficiência da mão de obra.

As soluções da APM são adaptadas às necessidades únicas de cada organização, com base em fatores variáveis como a configuração da estação, recursos no polo, experiência com equipamento e operações da estação e estratégia de manutenção. O alcance das opções pode ir da instalação nas instalações ou da hospedagem na cloud, no MindSphere, à configuração predefinida da APM, com os modelos de ativos da Siemens, à APM como serviço, com uma configuração integrada da solução do serviço gerenciado e executado remotamente pelos especialistas em estações elétricas da Siemens.

Laura Anderson, responsável pelo departamento de Controles e Digitalização dos Serviços de Geração de Energia da Siemens, declarou: "O APM para Estações Elétricas comprova os benefícios que esta aliança estratégica tem para nossos clientes. Combinando as áreas de experiência complementares e comprovadas da Siemens e da Bentley, esta oferta inovadora ajudará nossos clientes a gerenciar custos, melhorar a confiabilidade e aumentar o desempenho e a disponibilidade de sua infraestrutura elétrica térmica."

Greg Bentley, CEO, Bentley, afirmou: "Estamos entusiasmados para entregar, neste caso aos proprietários das estações elétricas, vantagens operacionais que apenas são possíveis com nosso trabalho com a Siemens para usar a IoT e os gêmeos digitais do desempenho. Na verdade, juntos estamos avançando o APM para a modelagem de desempenho de ativos, onde nossas tecnologias de engenharia (ET) compõem o valor das TI e as tecnologias operacionais (OT)."

Comente essa notícia