Notícias

Eletrônica e Informática

26/02/2019 - IPESI INFORMA

UFSCar inaugura usina solar fotovoltaica no Campus Sorocaba

No último dia 20 de fevereiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou uma usina solar fotovoltaica no Campus Sorocaba, no interior paulista. A usina faz parte de projeto coordenado pelo vice-reitor da Universidade, Walter Libardi, que tem por objetivo gerar economia de energia em todos os campi da instituição.

Para o Campus Sorocaba, são dois projetos de eficiência energética: a construção da usina de energia solar e a modernização do sistema de iluminação. Os investimentos foram de R$ 739 mil custeados integralmente pela CPFL Piratininga, a partir da participação da UFSCar em chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Companhia.

Ao todo, foram instalados 42 painéis fotovoltaicos no campus e substituídas 7.433 lâmpadas fluorescentes tubulares por sistemas a led, que são mais econômicos e eficientes. A economia anual de energia pela Universidade será o equivalente ao consumo médio de 130 famílias por um ano.

A inauguração da usina solar fotovoltaica no Campus Sorocaba contou com a presença de representantes e responsáveis da CPFL Piratininga, da UFSCar, da Fundação de Apoio Institucional (FAI.UFSCar) e da Vitális Energia. De acordo com a Administração Superior da Universidade, a integração de todos foi essencial para o planejamento e execução deste projeto que foi desenvolvido pela UFSCar, gerenciado e executado pela FAI e pela Vitális Energia, e financiado pela CPFL Piratininga.

Também foram aprovados pela CPFL, no âmbito do Programa de Eficiência Energética, ações de mesma natureza para os campi de São Carlos e Araras da UFSCar. A expectativa é que até o final de 2019 esses projetos também estejam concluídos e que a Universidade possa avançar ainda mais em termos de sustentabilidade ambiental e de otimização dos recursos financeiros.

Comente essa notícia