Notícias

Metal Mecânica

01/03/2019 - IPESI INFORMA

Conversor de frequência da Danfoss aumenta segurança e produtividade de pontes ou pórticos rolantes

As pontes ou pórticos rolantes são usados normalmente em processos de fabricação e manutenção, nos quais a produtividade e a segurança são consideradas os requisitos mais importantes. Por isso, o balanço da carga durante o movimento é um problema grave, que afeta a capacidade de funcionamento eficiente bem como a segurança da operação. Além da segurança, a produção pode ser incrementada se for possível evitar esse balanço.

Para atender essa necessidade, a Danfoss desenvolveu o conversor de frequência Vacon NXP Crane Control, que possui funcionalidades como o sistema de antibalanço incorporado, proteção contra escorregamento de carga e proteção contra cabo frouxo, por exemplo. Dedicado às indústrias siderúrgicas, hidrelétricas, portuárias e à indústria em geral, pode ser aplicado em pontes rolantes, pórticos rolantes, guindastes, descarregador de navios etc.

O conversor de frequência economiza tempo e custos, controlando o balanço em equipamentos de movimentação de carga por meio do controle sensorless integrado na função antibalanço. Esta função proporciona melhor experiência ao usuário, pois facilita a operação. Com comissionamento simples sem ajustes complexos durante a instalação, a função antibalanço é fácil de instalar. O rápido comissionamento e a simples adaptação ao tipo de equipamento e movimento são feitos com apenas dois ou três parâmetros adicionais a serem configurados no campo.

A solução da Danfoss reduz o estresse mecânico na estrutura do equipamento, o que aumenta a vida útil e exige menos intervenções de manutenção. O Vacon NXP Crane Control também aumenta a produtividade e a disponibilidade o equipamento, pois o uso da função antibalanço permite aumento de 10% a 15 % na produtividade e alto retorno do investimento.

"Com o sistema antibalanço, o cliente pode aumentar a segurança para os colaboradores, aumentar a disponibilidade da ponte bem como a produtividade", finaliza Fagner Trevisan, engenheiro de vendas e aplicação da Danfoss.

Comente essa notícia