Notícias

Eletrônica e Informática

13/03/2019 - IPESI INFORMA

Aparelhos de ar-condicionado de alta eficiência energética não estão disponíveis nas lojas online

Há dificuldade para se encontrar no mercado (lojas online) aparelhos de ar-condicionado com notas mais altas de eficiência energética. Também chama a atenção que os modelos splits mais eficientes não estão à venda. É o que detectou pesquisa feita pelo Idec, ONG de defesa do consumidor.

Para realizar a pesquisa, o Idec utilizou a base dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia), que conta com uma lista de todos os equipamentos registrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). As informações foram usadas para avaliar os aparelhos de ar condicionado dos tipos "janela" e "split" (com velocidade fixa ou variável).

Numa primeira busca, dos dez equipamentos do tipo "janela" mais eficientes, apenas quatro estavam disponíveis. Dos splits com velocidade constante, somente três de uma dezena são, de fato, comercializados, e apenas quatro modelos do split com velocidade variável (chamados de inverter) foram encontrados.

A segunda busca mirou os fabricantes, mais precisamente, os dez primeiros colocados no ranking do Inmetro. No caso dos splits com velocidade variável, das marcas que estavam entre as "top 10" da eficiência energética, só duas estavam disponíveis para venda online, sendo que um tem duas evaporadoras. Apenas seis empresas fabricam o tipo "janela", mas na Internet, somente três marcas foram encontradas.

Para Clauber Leite, pesquisador em Energia e Consumo Sustentável do Idec e responsável pela pesquisa, a tabela deveria ser uma ferramenta para o consumidor. "As informações devem ser transparentes, acessíveis e atualizadas, pois é natural que quem esteja preocupado com o consumo de energia procure os meios oficiais antes de fazer sua escolha".

Comente essa notícia