Metal Mecânica

EXPOMAFE 2019: Comau mostra que a inovação nem sempre precisa ter eletrônica embutida

Um produto industrial inovador não necessita ter eletrônica embutida. Pode ser totalmente mecânico. Um exemplo é o exoesqueleto Mate, um dispositivo vestível da Comau, empresa do grupo FCA, que atual no segmento automação industrial. O exoesqueleto foi apresentado ao público brasileiro na Expomafe 2019.

O Mate (Muscular Aiding Tech Exoeskeleton) foi desenvolvido para ser usado pelo ser humano no ambiente industrial. De acordo com Marcelo Lima, do Departamento de Marketing da Comau, a ideia é que o trabalhador o utilize durante todo o turno de trabalho. “O Mate auxilia no suporte muscular e postural durante todo o dia”, explica o executivo, destacando que a Mercedes Benz já adquiriu duas unidades, sem contar outras unidades para pré-vendas e testes, acrescenta.

O Mate custa entre R$ 20 mil e 25 mil por unidade, mas a Comau pode negociar esse preço, por exemplo se for para testes ou para grandes quantidades.

De acordo com Lima, é um vestível composto de molas e engrenagens, que reduz o esforço de ombros e braços e melhora a segurança do operador. “É um equipamento mecânico, que diminui o esforço físico”, explica, frisando que há vários modelos e tamanhos para cada biótipo de pessoa. “O ideal é que o técnico da Comau vá até a planta do cliente, para verificar a operação na aplicação na operação propriamente dita e estudar os movimentos e os esforços feitos pelo trabalhador, para gerar a eficiência”, complementa,

O exoesqueleto Mate é um suporte postural leve e confortável para o usuário, que dispensa baterias, motor e outros dispositivos.
Foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Comau, Össur, uma companhia que atua no segmento ortopédicos não invasivos, e a Iuvo, uma spin-off do BioRobotics Institute (Scuola Superiore Sant’Anna), especializada em tecnologias vestíveis. O Mate pode replicar quaisquer movimentos dos ombros e adere ao corpo como uma “segunda pele”.

O lançamento do Mate reflete a estratégia tecnológica da Comau que está sendo chamada de HUMANufacturing, um conceito que prevê que as pessoas desenvolvam papel de liderança nas fábricas inteligentes, junto com ferramentas e tecnologias digitais de vanguarda, habilitando tecnologias e robótica industrial inteligente, dentro de um sistema de produção em rede.

SERVIÇO:

Expomafe 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 7 a 11 de maio de 2019
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio oficial: Romi.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados