Metal Mecânica

EXPOMAFE 2019: Grob-NET4Industry começa a ser aplicado na indústria brasileira

A B.Grob do Brasil está implantando no Brasil o primeiro projeto piloto envolvendo o Grob-NET4Industry, de aplicativos modulares destinados a conectar e digitalizar os processos de produção de toda a fábrica, tornando a fabricação mais eficiente e adaptada ao conceito de Indústria 4.0. Esse projeto deverá rodar até o final de maio, disse Daniel Oliveira, que desde abril de 2019, desenvolve a função de Key Account Manager da empresa para a América do Sul, no estande da empresa na Expomafe 2019, que segue aberta até amanhã.

De acordo com o executivo, o projeto está sendo realizado nas instalações de um cliente – cujo nome por enquanto prefere não revelar – e envolve três unidades de máquinas universais (stand alone) de fabricação Grob. São duas G 550 e uma G 350.

Trata-se, pois, de um projeto relativamente pequeno, mas que vem tratado de forma especial pelas equipes técnicas do cliente da Grob, pois é um projeto inédito no país, que ajuda conhecer na prática como é a infraestrutura de rede no país. Assim, essa implementação do Grob-NET4Industry pode ter sido um pouco mais complexa. “A ideia é realizar os projetos futuros de forma mais plug and play”, afirma Oliveira, acrescentando que o primeiro case ajudará a Grob a entender melhor as especificidades do mercado brasileiro, com o cliente dando o feedback do funcionamento nas operações cotidianas da fábrica.

Oliveira também anuncia que a Grob está desenvolvendo um projeto para iniciar a produção no Brasil de centros de usinagem que cheguem ao cliente final com preços de 15% a 20% menores em relação aos valores de hoje.

Essas novas máquinas, que chegarão ao mercado com preços mais competitivos, fazem parte da estratégia da empresa de ampliar a participação das máquinas stand alone na receita, já que se prevê a redução das vendas de sistemas de produção para a indústria automobilística com o crescimento da mobilidade elétrica. De fato, há estudos como o da BloombergNEF (BNEF), que projetam que as vendas de carros com motor de combustão interna começam a cair globalmente a partir de meados da década de 2020. Mais ainda, projeção da BNEF indica que os carros elétricos começam a apresentar custos de produção competitivos, sem incentivos governamentais, a partir de 2024.

A expectativa da Grob é aumentar as vendas de máquinas stand alone em 20%. No Brasil, a empresa conta com uma base instalada de 120 unidades dessas máquinas e 52 estão em empresas do setor aeroespacial. O restante está instalado em empresas de vários segmentos, como o de moldes e matrizes, fabricantes de máquinas e outros. Em 2018, a empresa vendeu 28 máquinas stand alone, 11 para empresas do segmento aeroespacial.

A B. Grob participa da Expomafe com estande de 300 m². Nele, apresenta a 2ª geração do centro de usinagem universal 5 eixos G 550 com trocador de páletes, bem como soluções para uma produção inteligente, entre outras novas tecnologias.

A nova geração do centro de usinagem universal 5 eixos G550, já em produção na planta no Brasil, possibilita o fresamento da peça nos mais diversos tipos de aplicação e materiais. Possui queda de cavacos otimizada, integrável a soluções em automação e apresenta diversas possibilidades de configuração.

A novidade desta geração, entretanto, configura-se pela disposição inteligente do magazine de ferramentas em relação ao fuso, que semelhante à da geração 2 da G350 lançada em 2018, permite uma troca de ferramentas mais rápida, além de fazer com que a máquina ocupe menos espaço físico no chão da fábrica pelo seu design compacto. Obtém, ainda, uma capacidade maior de posições para ferramentas, comportando um total de 140 (disco duplo) de até 465 mm, destas com a possibilidade de 14 mais longas de até 700 mm em sua configuração HSK-A63.

Na feira, um trocador de páletes (PSS-R) acoplado à máquina mostra as vantagens de adquirir um acessório para uma máquina Grob. Com o PSS-R, a G550 – 2ª geração é transformada em uma célula de usinagem flexível, oferecendo condições para um processo automatizado e altamente eficiente.

A solução completa a partir de uma única fonte garante maior produtividade, devido ao aumento da taxa de utilização da máquina, permite um período de produção maior e sem operador, além de carregamento e descarregamento paralelo dos páletes durante a usinagem em curso, alta capacidade de armazenamento e instalação simples em máquinas já existentes.

Outro destaque no estande é o Grob-NET4Industry. Neste ano, o estande da empresa promove uma interação em tempo real com o software, a fim de que o consumidor visualize na prática como funciona a produção inteligente em uma máquina Grob.

SERVIÇO:

Expomafe 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 7 a 11 de maio de 2019
Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Iniciativa: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq)
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio oficial: Romi
Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mostrar mais

Artigos relacionados