Metal Mecânica

Globo Usinagem associa-se à plataforma de internacionalização de empresas para atuar no mercado externo

O Hub55, organização que apóia a internacionalização de empresas com ramificações no Brasil, Estados Unidos e Europa, acaba de inaugurar escritório próprio em São José dos Campos (SP), contando também com uma base no Parque Tecnológico da cidade. Com isso, estará mais próximo das companhias da região, que se destacam no campo da inovação tecnológica, especialmente no setor aeroespacial. A oficialização da chegada do Hub55 à região aconteceu em 9 de agosto.

Uma das empresas locais que está utilizando os serviços do Hub55 para conquistar o mercado externo é a Globo Usinagem, fornecedora da Embraer desde 1987. “As empresas daqui já não podem depender exclusivamente do mercado nacional. Nosso objetivo não é ficar em nossa ‘caixinha’ local, mas sair dela e ser global. Por essa razão nos associamos ao Hub55”, disse o presidente da companhia, Mauro Ferreira.

Essa visão foi compartilhada pelo presidente da Akaer e diretor-titular da representação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São José dos Campos, César Silva. “A chegada do Hub55 é muito importante, especialmente por ocorrer em um momento em que a busca da internacionalização torna-se mais necessária. Nossos empresários precisam desenvolver essa cultura, e o Hub55 pode facilitar o processo”, pontuou.

O papel da plataforma será o de facilitar a “via de mão dupla” da internacionalização: ajudar as empresas locais a terem acesso ao mercado externo e trazer companhias de fora que tenham interesse em efetuar parcerias em São José. “As empresas não podem olhar apenas para o mercado interno, ou depender de um único cliente. É necessário buscar o exterior. Especialmente no caso de São José dos Campos, cuja região já é reconhecida como um cluster de tecnologia”, afirmou a diretora do Hub55, Alexandra Gioso.

O senior partner da plataforma, Carlos Mateus, complementou que a cidade encontra-se em uma situação privilegiada. “Há aqui um ecossistema muito bom para isso. A cidade fica dentro do eixo Rio-São Paulo, tem bom padrão educacional e mão de obra de alto nível. Esses fatores são muito importantes para atrair empresas do exterior.”

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – Ao longo das últimas cinco décadas, formou-se na região de São José dos Campos um autêntico hub de tecnologia – inicialmente aeroespacial, mas hoje também em áreas como a Tecnologia da Informação (TI). Esse desenvolvimento foi notado no estudo Aerospace Cities of the Future 2018/19, divulgado em junho deste ano pelo fDi Intelligence, um serviço do jornal britânico Financial Times. O levantamento classificou São José em primeiro lugar entre as cinco cidades mundiais mais bem preparadas em termos de estratégia de captação de investimentos estrangeiros diretos, o que a coloca na mira de negócios e parcerias internacionais.

Para a chefe da divisão de relações institucionais e negócios da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade, Karen Lin, o levantamento do fDi e a parceria entre Embraer e Boeing fazem com que a chegada do Hub55 ocorra no momento exato. “Ele liga a necessidade das empresas daqui, de diversos setores, de se internacionalizarem.” O secretário da pasta, Alberto “Mano” Marques, acrescentou que o Hub55 será muito útil na profissionalização desse processo. “Ele veio em boa hora, pois poderá contribuir para a disseminar conhecimento e facilitar acesso a mercados.”

Fonte: Ipes

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *