Eletrônica e Informática

Mercado global de semicondutores cresce mais de 12% em 2018

As receitas globais de semicondutores no mercado global totalizaram US$ 474,6 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 12,5% em relação a 2017, de acordo com o Gartner. A expansão foi mais fraca que a de 2017 (21,9%) devido ao menor crescimento do segmento de memórias, cujo incremento foi de 24,9% em 2018, contra 61,8% em 2017.

“Apesar do crescimento mais vagaroso, o mercado de memórias permanece como o maior mercado de semicondutores com 34,3% das receitas”, afirma Andrew Norwood, vice presidente de Pesquisa do Gartner. “Isso foi puxado pelo aumento dos preços médios de vendas (average selling prices – ASPs) para DRAM na maior parte de 2018. Porém, os preços médios de vendas começaram a cair no quarto trimestre e isso irá continuar na maior parte do ano de 2019, devido ao excesso de oferta.”

A Samsung Electronics aumentou sua liderança como o vendedor número 1 de semicondutores devido ao crescimento enorme do mercado de DRAM. Atualmente 88% das receitas da companhia são obtidas por meio da venda de memórias. “A liderança da Samsung é literalmente construída sobre a areia, na forma de memórias de silício, e com as mudanças em 2019 é quase certo que a Samsung perderá a sua posição de número 1 para a Intel em 2019”, comenta Norwood.

As receitas da Intel com semicondutores cresceram 12,9% em relação a 2017, apesar dos atrasos na introdução do processo de produção de 10 nm e da limitação do fornecimento de CPUs low-end no segundo semestre de 2018.

A SK hynix experimentou o mais forte crescimento entre os vendedores de semicondutores top 10 no mundo, com expansão de 37,4% em 2018.

A segunda maior categoria – a de produtos standard de aplicação específica (ASSPs) – experimentou crescimento de apenas 5,1% devido ao mercado estagnado de smartphones combinado com o declínio do mercado de tablets. Vendedores que dependem de forma mais pesada desses segmentos para vender processadores de aplicação, modems e componentes, em muitos casos experimentaram a receita de semicondutores cair. Os vendedores líderes nesses segmentos, incluindo Qualcomm e MediaTek, estão expandido em mercados adjacentes com grandes perspectivas de crescimento, incluindo o automotivo e de aplicações de Internet das Coisas. Todavia, de forma similar ao da maturação do mercado de PCs, um mercado de maduro de smartphones parece que continuará sendo o vento contraráio para companhias com exposição mais elevada.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados