Eletrônica e Informática

Padtec cede equipamentos para o laboratório de redes ópticas inaugurado no Ceará

A Padtec, uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, cedeu equipamentos de última geração para o laboratório de redes ópticas do Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (Icetel), que foi inaugurado ontem (15 de agosto), para contribuir para a formação científica e tecnológica de profissionais na área de sistemas e componentes ópticos para redes de comunicação de alta capacidade.

Localizado em Sobral, o instituto tecnológico – o primeiro desse porte no Ceará – tem como foco o desenvolvimento de empresas dessa região. “Com uma grade de treinamentos dirigida a provedores regionais, em geral empresas de pequeno e médio porte, o instituto possui cinco salas de aula e um auditório, o que permite atender mais de 450 alunos simultaneamente, em cursos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, liderança e gestão dos negócios”, destaca Mário Macedo de Sousa, idealizador e fundador do Icetel.

O laboratório de redes ópticas do instituto, idealizado em parceria com a Padtec, tem como objetivo ampliar a experiência prática dos profissionais que atuam nessa área em tecnologia DWDM, que permite a transmissão de vários feixes de luz, em comprimentos de onda diferentes, pela mesma fibra óptica. No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem e pesquisa em sistemas ópticos baseados nessa tecnologia, com produtos de última geração desenvolvidos pela Padtec, como transponders e amplificadores ópticos.

Para Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, essa é mais uma iniciativa que reforça o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros e fortalece sua posição de referência entre os profissionais do setor. “Com essa parceria, nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e contribuir para a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos envolvendo empresas da região Nordeste, que desempenham importante papel na massificação da banda larga no país”, destaca.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados