Metal Mecânica

Pedidos de máquinas-ferramenta recuam novamente nos EUA

Os pedidos de tecnologia da manufatura nos EUA caíram 1% no mês de setembro em relação ao mês anterior para US$361,5 milhões, de acordo com os dados da AMT-The Association For Manufacturing Technology. Em relação a setembro do ano passado os pedidos despencaram 41%, gerando um declínio de de 10% nos pedidos dos três primeiros trimestres de 2019.

Os pedidos do setor aeroespacial não sofreram alterações, os da indústria prestadora de serviços caíram de forma modesta e os da indústria automotiva aumentaram levemente, apesar da redução nos pedidos nos segmentos de transmissão e de powertrain.

Os pedidos de tecnologia da manufatura foram mais baixos em setembro do que em agosto, o que aconteceu apenas duas vezes desde que os dados começaram a ser colhidos, segundo Douglas K. Woods, presidente da AMT.

“Os pedidos dos setores automotivo e aeroespacial foram mais altos, porém, possivelmente devido ao fato de companhias buscarem comprar bens de capital para completar as instalações no final do ano para ter vantagens dos benefícios fiscais”, segundo Woods. Uma outra possibilidade, de acordo com o presidente da AMT, é que pode ter havido um aumento no otimismo em agosto com as negociações da GM com os sindicato dos trabalhadores e o progresso nas questões comerciais.

“Serviços de usinagem, que tipicamente representam cerca 30% de todos os pedidos de tecnologia da manufatura totalizaram cerca de 40% acima nos últimos cinco meses. Porém, em setembro os pedidos caíram 35%. Isso parece ser devido ao fato de os clientes reduzirem a dependência nos serviços de manufatura, aumentando os investimentos em bens de capital em suas prórias fábricas”, analisa Woods.

Os gastos da indústria automotiva cresceram ao redor de 10%, apesar do significativo declínio nos pedidos do segmento de transmissão. Isso, segundo Woods é um indicativo de que a cadeia de suprimentos se sentiu confiante no fim da greve da GM em curto prazo e que o Nafta 2.0 pode ser resolvida de forma favorável. A isso se soma o desejo de colocar os pedidos antes do final do ano fiscal.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados