Eletrônica e Informática

Plataforma ProCal do IPT agiliza acesso aos certificados de calibração

Organizações de diversos ramos do setor produtivo empregam diversos equipamentos de medição em seus processos produtivos. Para assegurar resultados válidos e confiáveis, as empresas contam agora com a Plataforma ProCal, que promove uma transformação digital na entrega dos dados de calibração a clientes do Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), trazendo mais agilidade e facilidade no uso dos dados.

A calibração pode ser contratada de um laboratório capacitado para prestar este serviço, mas a análise dos resultados está a cargo do usuário ou do responsável pelo equipamento. Para facilitar a análise dos certificados, o laboratório desenvolveu uma plataforma que pode ser acessada por meio de smartphone, tablet ou desktop.

O ProCal reúne para o cliente todas as informações relativas às calibrações realizadas pelo laboratório, de maneira organizada e estruturada. Os dados da calibração são apresentados em diversos formatos, de modo interativo e com ferramentas para análise da conformidade ponto a ponto, a partir da regra de decisão adotada para aceitação do equipamento em seu processo. Além disso, o cliente poderá fazer a gestão do plano de calibração de seus instrumentos.

A plataforma de calibração foi desenvolvida pelos pesquisadores Artur Augusto Martins e Diego Joriro Nazarre. Cada cliente recebe login e senha que pode compartilhar com quem quiser, dando acesso às informações de seu equipamento, incluindo calibrações recentes e anteriores, por meio de uma etiqueta com QR Code.

SOB MEDIDA – Além de permitir o acesso aos certificados de calibração, a plataforma tem recursos para visualizar dados no formato de gráficos e tabelas. “É possível enxergar a última calibração e a evolução dos dados do equipamento ao longo dos anos, para verificar a tendência dos erros e a estabilidade. Além disso, é possível integrar softwares e planilhas preexistentes ao ProCal, utilizando os resultados das análises de modo automatizado”, diz Martins.

A plataforma faz uso de um amplo banco de dados de calibração dos equipamentos, cobrindo os últimos 15 anos. É possível também fazer customizações conforme as necessidades dos clientes que permitem análises específicas.

“Para atividades em campo desenvolvemos uma funcionalidade importante que é o trabalho off-line. Uma vez acessado, o sistema baixa automaticamente os dados do certificado de calibração no celular”, afirma Martins. “Além de ter acesso a todos os dados, o cliente também pode fazer ajustes off-line que, no próximo acesso à rede, serão sincronizados de modo automático”.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados