Eletrônica e Informática

Ranking aponta São Paulo como o melhor estado da América Latina para investir

São Paulo acaba de ser eleito o melhor estado da América Latina para atrair investimentos, de acordo com o ranking de competitividade da revista britânica fDi, editada pelo grupo Financial Times. O levantamento é resultado do estudo “Latin American States of the Future 2018/19” (Estados Latino-Americanos do Futuro 2018/2019) e, dos 171 participantes, São Paulo foi classificado como estado número 1 no ranking geral.

Os dados também mostraram que o estado que concentra o maior PIB do Brasil está no topo da lista nas categorias “Potencial Econômico”, “Ambiente de Negócios” e “Estratégia FDI – atração de investimentos”. Com o anúncio, São Paulo amplia sua liderança em economia e competitividade, já que havia conquistado a primeira posição do ranking entre os estados sul-americanos, desde 2014. Agora, o potencial paulista se sobressaiu frente aos estados da América Latina.

O estudo destaca a atuação da agência Investe São Paulo, responsável pela promoção de investimentos no estado. Segundo o levantamento, a conquista da posição mais alta do ranking em estratégia de atração de investimentos é também resultado do trabalho da Investe SP. “Entre os 171 estados, temos o maior PIB e fomos eleitos como o mais atraente para investidores. E isso desde 2013. As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro. E também, a partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportar para toda a América Latina”, aponta Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe São Paulo.

Segundo dados do Greenfield, monitor de investimento fDi Markets, 592 empresas investiram em 659 projetos no estado de São Paulo no período em análise.

Para exemplificar o trabalho da Investe São Paulo entre 2017 e 2018, pode-se citar a Atento, operadora de contact center com base espanhola, que contratou 3 mil pessoas para a central de atendimento em Guarulhos. A empresa também possui uma base na capital e ambos investimentos contaram com o suporte da agência paulista de competitividade, somando mais de US$ 46 milhões. A reputação de São Paulo como estado com maior concentração de escritórios regionais de multinacionais, centros de investimentos levou à conquista do primeiro lugar na categoria Ambiente de Negócios. E o topo do pódio pelo Potencial Econômico é resultado da capacidade produtiva, mão de obra qualificada, logística, variedade de fornecedores e cadeia de suprimentos de alto padrão e um ambiente institucional seguro para investimentos.

Metodologia – Os dados foram coletados para os 171 locais, sob cinco categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida Ambiente de Trabalho, Custo-Benefício, Infraestrutura e Ambiente de Negócios. Juntos, os rankings de subcategorias de dados e o ranking de Estratégia compõem o ranking geral de “Estados Latino-Americanos do Futuro 2018/19”.

Confira o top 25 – ranking geral:

1 São Paulo
2 Buenos Aires Cidade Autônoma – Argentina
3 Distrito Federal do México
4 Nuevo León – México
5 Querétaro – México
6 Bogotá – Colômbia
7 Metropolitano de Santiago do Chile
8 Guanajuato – México
9 Rio de Janeiro – Brasil
10 Jalisco – México
11 Antofagasta – Chile
12 Província de Buenos Aires – Argentina
13 Coahuila – México
14 Baja California – México
15 Paraná – Brasil
16 Lima – Peru
17 Atacama – Chile
18 Santa Catarina – Brasil
19 Minas Gerais – Brasil
20 Chihuahua – México
21 Rio Grande do Sul – Brasil
22 San Luis Potosí – México
23 Aguascalientes – México
24 Flores – Uruguai
25 México – México

Confira o resultado completo: http://bit.ly/2MlS7Go

Fonte: Ipesi

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *