Eletrônica e Informática

Supera Incubadora é única brasileira no ranking das 20 melhores do mundo

A Supera Incubadora é a única brasileira no ranking das 20 melhores de todo o mundo, de acordo com a UBI Global, responsável pelo Estudo de Referência 2019 – 2020. Uma das âncoras do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o habitat de desenvolvimento de startups foi premiado na categoria Incubadoras Universitárias de Negócios e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e USP, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O prêmio cedido pela UBI, empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, significa que a Supera Incubadora foi reconhecida pela atratividade de seu programa de desenvolvimento de empresas e pelo valor que gera para as startups e para o ecossistema local. A entrega aconteceu na Cúpula Mundial de Incubação (WIS 2019) em Doha, no Catar, no último 6 de novembro, em evento promovido pelo Qatar Development Bank.

“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos os programas de incubação em todo o mundo”, explicou Holger Meyer, diretor de pesquisa da UBI Global. “Nosso Estudo de Referência Mundial 2019 – 2020 está em sintonia com as múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra os principais desafios e oportunidades enfrentados pelos programas participantes.”

Para Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora, o reconhecimento é resultado dos esforços desenvolvidos há mais 15 anos, com objetivo de contribuir para que empreendedores consigam transformar pesquisas em inovação:

“A Supera Incubadora conta com uma equipe qualificada e comprometida, que tem como meta principal fazer com que as empresas nascentes de base tecnológica consigam se desenvolver e chegar ao mercado com produtos inovadores, capazes de solucionar desafios apresentados pela sociedade.”

O diretor presidente da Fipase, entidade gestora do Supera Parque, e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Antônio Adilton Oliveira Carneiro, complementa que “o prêmio é um reconhecimento não apenas ao trabalho desenvolvido na gestão do Parque Tecnológico, mas também aos esforços dos diversos empreendedores ali instalados, muitos provenientes da universidade, que fazem com que a ciência esteja ao alcance da população por meio de produtos e serviços inovadores.”

Já o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, afirma que “a premiação mostra a excelência do trabalho realizado em Ribeirão Preto e ganha reconhecimento mundial. O Supera ganha importância nacional e destaca nossa cidade como um dos mais importantes polos tecnológicos, além do seu ecossistema empreendedor.”

Para Marcos Nogueira, coordenador da Agência USP de Inovação, a premiação demonstra o trabalho realizado. “O trabalho da Supera Incubadora é inspirador e esse é um prêmio mais que merecido. Trata-se de um ambiente de inovação e empreendedorismo, com infraestrutura e organização da incubadora excelentes. Parabenizo a todos que fazem parte desse importante projeto”, disse.

Para o ranking, o UBI analisou 364 programas localizados em 78 países. O ranking global que lista as incubadoras e aceleradoras de destaque em fomentar o empreendedorismo e a inovação pode ser conferido no site: ubi-global.com/rankings

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto está instalado no campus da USP local. O Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 87 empresas instaladas no Parque, sendo: 67 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 12 empreendimentos no Centro de Negócios e 8 na aceleradora Sevna Startups.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados