Eletrônica e Informática

Ufscar lança portal com vários cursos à distância gratuitos

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), localizada na cidade do mesmo nome, no interior de São Paulo, acaba de lançar um portal de cursos abertos e gratuitos oferecidos na modalidade à distância, destinado não só à comunidade acadêmica, como também ao público em geral. O PoCA, como o programa é conhecido, também fornecerá aos participantes uma certificação ao término dos cursos, que será igualmente gratuita.

Lançado durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, realizado no último mês de março na própria Ufscar, o PoCA é um projeto da Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas da Secretaria Geral de Educação a Distância da Ufscar. Até agora, mesmo em seus inícios, já contabiliza mais de 400 usuários cadastrados. Pode ser acessado no endereço eletrônico poca.ufscar.br. Para acessar, é suficiente preencher um cadastro bastante simples.

No portal, já estão disponíveis cinco formações nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária variando de 2 horas a 10 horas. Desses cursos, um já conta com versão em inglês. A ideia é que o conteúdo dos próximos cursos, em português, seja traduzido para o inglês e o espanhol, com vista à internacionalização dos processos formativos. Propostas nas áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação Especial e Tecnologias na Educação também já estão sendo produzidas e, após consolidadas, serão também colocadas no ar.

A iniciativa veio na esteira do extraordinário crescimento da modalidade de ensino à distância no Brasil. De fato, segundo o Ministério da Educação, a educação à distância – conhecida pela sigla EaD – é a modalidade de ensino que mais cresceu no país nos últimos anos. Uma pesquisa publicada pelo ministério revelou que os cursos superiores neste formato estão se tornando a opção mais comum entre os estudantes universitários brasileiros, em todas as regiões do país.

De acordo com os dados, das 3,3 milhões de matrículas que foram realizadas entre os anos 2003 e 2013, um terço delas eram cursos à distância. Os números corroboram a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Ensino à Distância (Abed), que indicava a existência de 135 mil graduandos e mais de 49 mil matriculados em cursos de pós-graduação à distância no Brasil em 2016. Segundo a Abed, de 2005 a 2015 o volume de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil pulou de 1,1 milhão para 5 milhões – um crescimento significativo de 354%.
O censo da Abed ainda mostrou um grande crescimento da procura por cursos técnicos à distância: em 2006, por exemplo, existiam 66 ofertas nesta modalidade, número que aumentou para 219 em 2016, uma expansão de 213% em dez anos.

LÍNGUA TUPI – A estranha – mas muito charmosa – sigla “PoCA” faz uma dupla referência: além de abreviar a expressão “portal de cursos abertos”, também remete ao verbo pocar (póka+ar), palavra de origem tupi que significa “bater com força, estourar”. Esse sentido vai ao encontro do anseio da equipe responsável da Ufscar em dar ampla divulgação e acesso aos conteúdos formativos e provocar mudanças a partir deles.

O PoCA nasceu de um outro projeto – o Inovaeh (inovaeh.sead.ufscar.br), um site que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em tecnologias digitais de informação e comunicação. O Inovaeh foi realizado com recursos de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o intuito de ajudar professores com materiais, tutoriais, reportagens e também cursos específicos sobre ensino híbrido e usos de tecnologia na educação.
Diferentemente do PoCA, que tem um público-alvo mais amplo, o Inovaeh busca incentivar a inovação pedagógica e tecnológica do trabalho docente e, assim, é direcionado a professores do ensino superior, podendo também subsidiar a prática de professores da educação básica. Além de materiais constantemente atualizados pela equipe pedagógica da Ufscar, o Inovaeh oferece cursos – até agora, cinco já estão disponíveis e outros serão lançados em breve.

Para abrigar as propostas formativas do Inovaeh, foi criada uma plataforma no Moodle (ambiente virtual de aprendizagem) e, com isso, abriu-se a possibilidade de ampliar a oferta de cursos para outros públicos e áreas de conhecimento. Desse modo, o PoCA tornou-se potencialmente muito mais amplo, já que, na prática, se trata de uma plataforma de cursos abertos que hospeda também os cursos do Inovaeh, cujas temáticas são mais restritas ao ensino híbrido.

Os usuários podem, inclusive, utilizar o serviço de assessoria pedagógica do Inovaeh – o Assessoraeh -, contando com a orientação dos profissionais da EaD para práticas pedagógicas que utilizem abordagens híbridas e apoiadas em tecnologias de comunicação. Os serviços do Assessoraeh estão disponíveis para toda a comunidade da Ufscar pelo Sistema de Apoio Moodle (SAM).

Além de oferecer a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento, o PoCA está aberto para receber a proposição de novos cursos. O proponente pode ser servidor docente ou técnico-administrativo da Ufscar ou de qualquer outra instituição de ensino superior. Para enviar as propostas, é necessário preencher informações como nome do curso, descrição, justificativa, público-alvo, carga horária, objetivos, critérios para certificação e bibliografia básica, bem como indicar quais materiais didáticos e atividades do Moodle serão utilizados – o formulário já apresenta uma série de opções.

Caso seja preciso, a Ufscar pode oferecer apoio na produção de materiais didáticos, criação de banco de questões, edição da sala virtual no Moodle, além de suporte e orientação durante todo o processo de propositura. Os interessados em propor cursos devem ler o regulamento e fazer a proposição. Quem preferir, pode entrar em contato com a universidade pelo e-mail contato@poca.ufscar.br ou pessoalmente, na Área Norte do Campus São Carlos da Ufscar. (Alberto Mawakdiye)

Fonte: Ipesi

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