Metal Mecânica

App de contagem de tubos já está disponível no mercado brasileiro

Já está disponível no Brasil um app de contagem de tubos. Trata-se de um software que usa da tecnologia de visão computacional e machine learning para automatizar a contagem de tubos. Por meio de diversas fotos, formando uma vasta biblioteca, ensina-se o aplicativo a reconhecer o que é um tubo, contá-lo e diferenciá-lo de outro tubo.

A tecnologia foi desenvolvida por Dynamic Ventures, uma empresa localizada Vale do Silício, na California. Por meio dessa tecnologia foi criado o aplicativo CountThings, disponível para Windows, iOs e Android. O aplicativo conta com mais de 300 modelos de contagem, chamados templates, que são nada mais que um algoritmo com diversas fotos-exemplo por trás e que foi ensinado a reconhecer e contar os padrões. E existem todos os templates imagináveis, não só tubos: toras de madeira, andaimes, tubos plásticos e conexões, ovos de peixes, células, vergalhões e aços, garrafas, lápis e por aí vai.

Funciona da seguinte maneira: o usuário seleciona ou captura a foto (ou o vídeo) que deseja contar, seleciona o template adequado (por exemplo, tubos) e então clica no botão contar. Em questão de segundos o software conta cada tubo da foto ou vídeo, etiqueta-o com um número para que possa ser feita uma verificação, caso desejado, e o total de tubos naquela foto ou vídeo.

Também é possível editar as etiquetas após terem sido criadas pelo software, podendo ser adicionadas, excluídas ou reposicionadas.

O software possui um recurso de criar formulários personalizados, de modo que o usuário pode incluir o nome do operador e outras informações do que está sendo contado, além de data, hora e até localização por GPS. Esse formulário pode ser salvo para que possa ser comprovada a contagem posteriormente e ainda pode gerar arquivos CSV, que convertidos para Excel, geram uma planilha que organiza todas as informações obtidas nas contagens feitas.

Como a biblioteca é vasta e atende vários tipos de clientes, o custo dessa tecnologia é difundido num volume grande de clientes. O custo da licença do app é de 100 dólares americanos por mês ou mil dólares por ano. Tudo isso graças à vasta biblioteca e número de clientes.

No Brasil, a empresa de softwares L2VM é a representante oficial do aplicativo e fornece toda a assistência necessária em português, pelo mesmo preço dos EUA.

Além disso, são fornecidas licenças gratuitas para testes, de modo que o cliente só precisa assumir compromisso quando ver de fato a contagem em prática e funcionando.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo