Eletrônica e Informática

Atlas Renewable Energy inaugura sistema Bess no Chile

A Atlas Renewable Energy, empresa especializada em soluções de energia renovável para a indústria e líder brasileira em geração centralizada fotovoltaica, segundo o ranking da ePowerBay, anuncia a inauguração do sistema de armazenamento de energia em baterias Bess del Desierto, localizado na região de Antofagasta, no Chile. Desenvolvido em parceria com a Copec, por meio de sua comercializadora de energia Emoac, o projeto representa um avanço significativo para a transição energética da região.

 

O Bess del Desierto é um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do Chile e da América Latina. Graças ao seu modo de armazenamento stand alone, o sistema funcionará de forma totalmente independente e autônoma, com capacidade instalada de 200 MW e armazenamento de 800 MWh. Esse volume equivale à energia necessária para abastecer 2.500 ônibus elétricos em um percurso de 500.000 km. A tecnologia permite armazenar a energia solar gerada durante o dia e redistribuí-la nos horários de pico de consumo, aumentando a estabilidade do sistema elétrico e reduzindo desperdícios de energia renovável.

 

BRASIL- O tema de armazenamento por baterias ainda está em processo de regulação no Brasil. Este será um grande passo para a inovação e a sustentabilidade no setor energético do país. “A experiência com a tecnologia no Chile será referência assim que o tema do Bess for regulamentado, tanto em usos já permitidos quanto em sistemas fora da rede. Há muitas discussões em torno do sistema de baterias no momento e é importante frisar que o sistema de armazenamento é uma alternativa mitigadora a médio prazo, pois contribui para maior estabilidade da rede, e ajuda a reduzir os efeitos das restrições de despacho”, destaca Fábio Bortoluzo, country manager da Atlas Renewable Energy no Brasil.

 

EVOLUÇÃO – Com a conclusão do projeto, a Atlas Renewable Energy se consolida como líder no uso de armazenamento de energia em larga escala na América Latina.

 

Um exemplo recente desse avanço é o acordo firmado com a Colbún S.A. para o desenvolvimento de um projeto de Bess, localizado em Maria Elena, também na região de Antofagasta. O projeto contará com baterias independentes e autônomas para armazenar o excedente de energia elétrica gerada, com capacidade instalada de 230 MW e armazenamento diário de 920 MWh – o equivalente a quatro horas de geração. Pelo contrato de 15 anos, a Atlas será responsável pela construção do BESS, enquanto a Colbún receberá aproximadamente 335 GWh por ano de energia proveniente do sistema.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios